5 dicas para conciliar trabalho e estudo (a 4ª é a mais importante)

Cursos para Concurso TJ-MG 2017
Cursos para Concurso TRE RJ

O sonho de todo concurseiro é poder se dedicar exclusivamente aos concursos públicos, sem ter que se preocupar em interromper os estudos para cumprir uma longa e desgastante jornada de trabalho.

Mas essa não é a realidade da maioria dos candidatos que, por questões financeiras, não podem abdicar da vida profissional para focar na preparação para concursos.

Muitos têm família para sustentar e nem pensam nessa possibilidade. Já outros, preferem não correr o risco de largar o emprego e sentir a pressão de ter que passar de qualquer jeito enquanto a reserva financeira não se esgota.

Mas não desanime se você está nessa situação de conciliar trabalho e estudo. É indiscutível que é possível ser aprovado estudando e trabalhando ao mesmo tempo. Para isso, basta se organizar para aproveitar ao máximo o tempo livre disponível.

Para te ajudar, listei 5 dicas práticas para que você possa estudar de forma mais produtiva e eficiente sem ter que largar o emprego.  

Considero a dica 4 a mais importante.

Receba dicas exclusivas (É Grátis): 

1 – Tenha foco e trate o estudo como prioridade

Você precisa entender que a sua missão é ser aprovado em um concurso público. Todo o resto passa a ser secundário. O foco é passar. O resto pode esperar.

É claro que você não vai ignorar a família ou abdicar completamente do lazer, mas tenha em mente que você tem pouco livre. Então dedique a maioria desse tempo aos estudos.

Pense que esse sacrifício é temporário e que, quando for aprovado, terá tranquilidade, e boa remuneração para aproveitar a vida com quem gosta sem nunca mais ter que preocupar com emprego.

2 – Peça ajuda da família e amigos

Essa é a parte mais complicada. Estudar para concursos já é cansativo. Imagina então pro candidato que tem que aguentar o desgaste físico e psicológico no trabalho e quando chega em casa ainda tem que dar atenção para os filhos ou esposo(a) e depois disso tudo estudar?

E ainda chega no fim de semana tem a cobrança dos amigos dizendo que você ficou metido, não aparece mais e não dá atenção para ninguém.

Se você está nessa situação, pense no seguinte: você precisa trazer a família para o seu lado. Eles precisam ser seus aliados. Tenha uma conversa franca com seus familiares e explique que nesse momento o seu estudo deve ser tratado como prioridade dentro de casa. Deixe claro que esta é uma fase que vai passar e que depois da aprovação todos serão beneficiados pelo resto da vida.

Quanto aos amigos, aprenda a dizer não. Aqueles que realmente gostarem de você vão compreender e torcer pelo seu sucesso. Já os que se afastarem, fariam isso mais cedo ou mais tarde de qualquer forma.

Organização da rotina3 – Não perca tempo com deslocamentos

Cada minuto é valioso e o trânsito é seu grande inimigo. Não dá pra você sair do trabalho, ir pra casa, arrumar e depois sair para o cursinho ou para a biblioteca que fica do outro lado da cidade.

Se for fazer cursos preparatórios, opte pelos cursos online. Assim você não perde tempo com deslocamento até o curso, intervalos etc.

Se for estudar em bibliotecas, vá direto do trabalho. Se você for passar em casa para jantar ou tomar um banho, vai perder tempo e ainda vai ficar desanimado.

4 – Organize sua rotina

Você precisa estudar, trabalho, comer, dormir, tomar banho etc.. Como você quer fazer isso tudo sem o mínimo de organização? Não dá! Cada atividade diária deve ser colocada no papel.

Você precisa fazer uma planilha para organizar suas atividades diárias e outra para organizar seus estudos. Como sei que o seu tempo é curto, eu fiz isso para você. É só baixar e preencher. Estão no artigo: Planilhas de estudo para concursos públicos. Leia esse artigo e siga as instruções de preenchimento.

5 – Trate o tempo disponível para o estudo como sagrado

Agora que você já organizou sua rotina e já sabe quais serão os seus horários de estudo, trate cada minuto como sagrado. Se esse é o único tempo que você tem disponível para estudar no dia, você vai desperdiçá-lo vendo novela?

Ou você aproveita o tempo de estudo com dedicação, disciplina ou determinação, ou o seu concorrente o fará.

Você já ouvi falar que o concurseiro que trabalha rende mais nos estudos e é aprovado mais rápido? Pois é! É porque ele trata o pouco tempo disponível para o estudo como sagrado.

O cara olha para o livro com sangue no olho. Quer aproveitar cada segundo. Sabe que não pode ser dar o luxo de não cumprir o horário. Tem que render mais em menos tempo. E aí acaba se concentrando melhor e tendo melhores resultados.

Enfim, é possível conciliar trabalho e estudo, mas é preciso se organizar.  

Você se lembra do que eu falei no artigo “Começando do zero: os 3 Passos Fundamentais para ser Aprovado em Qualquer Concurso Público”?

Tem que ter planejamento, disciplina e foco!

Receba dicas exclusivas (É Grátis): 

5 dicas para conciliar trabalho e estudo (a 4ª é a mais importante)
Sem avaliações

3 Comentários


  1. Muito bom!!!! Mas não é fácil conciliar os dois mesmo! Estou passando por isso, tem q ter muita fé em Deus e força de vontade, senão, não vai…

    Responder

Comente este artigo!