Analista Judiciário do TRT: Temas de Redação das 10 últimas provas

Cursos para Concurso TJ-MG 2017
Cursos para Concurso TRE RJ

Para fazer uma boa redação em provas de concursos públicos é preciso que você conheça e siga as regras que o edital exige. Não adianta o candidato ser brilhante na escrita e fazer uma redação a lápis, escrever além do número máximo de linhas ou não usar parágrafos.

Além disso, é fundamental que você leia bastante e pratique a escrita. Tem candidato que a última redação que fez na vida foi na época de colégio. Aí chega no dia do concurso não sabe porque as ideias sumiram e a escrita não flui.

Para fazer uma boa prova de redação não tem mistério: Tem que praticar e seguir as regras da banca.

Sendo assim, para te incentivar a treinar, selecionei os 10 últimos temas de redação de concursos dos TRTs para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, organizados pela FCC.

É importante que você sente, leia as exigência do edital do concurso anterior que pretende prestar e tente elaborar sua própria redação para os temas propostos. Não dá pra estudar só a teoria sobre redação. O que vai te levar a melhorar a escrita é a prática.

Para facilitar o treinamento, elaborei uma página de rascunho nos mesmos moldes da FCC.

Baixe o modelo e o imprima para treinar.

Receba dicas exclusivas sobre concursos (É Grátis): 

Seguem os temas para treinamento:

Tema de redação do TRT-19: 

Redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: O ideal de sociedade em contraposição ao respeito à diversidade.

Tema de redação do TRT-2:

Em meados do ano passado, houve inúmeras manifestações de rua em muitas cidades brasileiras. Dada a diversidade das reivindicações, das proporções e das atitudes que caracterizaram essas manifestações, não é fácil identificá-las e qualificá-las em conjunto. Ainda assim, houve algum consenso quanto à novidade que elas representaram. Escreva uma dissertação em prosa, considerando as consequências imediatas e os possíveis desdobramentos que essas manifestações trouxeram. Justifique amplamente sua opinião.

Tema de redação do TRT-16:

A todo momento somos levados a escolher entre drásticas oposições: direita ou esquerda, a favor ou contra o aborto, maior ou nenhuma repressão policial e tantas mais. Mas é bom lembrar que tais oposições podem ser simplórias, e há muito espaço entre os extremos para ser investigado e avaliado. Com base no trecho acima, redija um texto dissertativo-argumentativo. Justifique amplamente seu ponto de vista.

Tema de redação do TRT-5: 

Nas metrópoles em que o turismo representa uma grande força econômica, podem ocorrer atritos entre os valores da cultura local, que o tempo tornou tradicionais, e a busca de novidade ou de exotismo, da parte de muitos visitantes. Há meios para se minimizarem esses atritos, de modo que tanto os habitantes da cidade como seus visitantes se sintam respeitados. Trata-se, mais uma vez, de uma justa distribuição de direitos e deveres.

Redija uma dissertação em prosa, posicionando-se e argumentando, diante do que afirma o texto acima.

Tema de redação do TRT-12: 

A ideia de literatura foi se moldando em função da história, das condições sociais, da figura do escritor e do leitor, do papel da palavra escrita e assim por diante. Transformado em produto, em simples mercadoria, o livro foi perdendo sua aura sagrada. Literatura é um fato da cultura humana, um objeto contingente, ao sabor da história e dos valores de seu tempo.

Com base no que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:  A literatura no momento histórico atual.

Tema de redação do TRT-15: 

Na reclamação trabalhista “X”, a empresa “A” foi condenada em diversas verbas trabalhistas bem como em 30% de honorários advocatícios, sob o fundamento de que a reclamante é pessoa pobre beneficiária da justiça gratuita, sendo devida a verba honorária independentemente da assistência do sindicato da categoria. Inconformada a empresa reclamada interpôs recurso ordinário. O Tribunal Regional do Trabalho competente reformou a sentença, mas manteve a condenação nos honorários advocatícios.

Neste caso, responda justificadamente qual o recurso cabível em face da decisão que manteve a condenação nos honorários advocatícios e quais os fundamentos legais e jurisprudenciais que justificam a reforma do acórdão.

Tema de redação do TRT-18: 

Fundamente os princípios que informam o sistema processual trabalhista de nulidades, à luz da Consolidação das Leis do Trabalho, notadamente: a) princípio da instrumentalidade das formas, b) princípio do prejuízo, c) princípio da convalidação, d) princípio do interesse e e) princípio da utilidade.

Tema de redação do TRT-1: 

Redija um texto dissertativo-argumentativo, a respeito do seguinte tema: A vocação de uma cidade para o turismo: benefícios e ônus

Tema de redação do TRT-6: 

Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Liberdade de imprensa, desenvolvimento da sociedade e direitos individuais.

Tema de redação do TRT-9: 

Redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: Fronteiras territoriais e suas implicações nas relações entre países vizinhos.

Vai prestar concursos para TRTs? Leia também:

Receba dicas exclusivas sobre concursos (É Grátis): 

Sem avaliações

1 Comentário

Comente este artigo!