Concurso AGU 2017: Saiu a Autorização para 100 Vagas de Nível Médio e Superior!

Nesta quarta-feira, 19 de julho, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) autorizou a Advocacia-Geral da União (AGU) a realizar o Concurso AGU 2017 para provimento de 100 vagas de níveis médio e superior, além de formação de cadastro de reserva

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da AGU, serão abertas oportunidades para áreas de apoio às carreiras jurídicas do órgão. Os cargos, porém, não foram definidos ainda, nem o número de vagas que serão destinadas para cada especialidade.

A Ascom informou ainda que a previsão é de que o edital do Concurso AGU 2017 seja publicado ainda este ano. E parece que a AGU tem pressa, viu concurseiro? O órgão já deu início ao processo para escolha e contratação da banca que ficará por conta da organização, realização e divulgação do certame.

Outra informação divulgada é que atualmente a remuneração inicial (vencimento básico + gratificação) é de R$ 6,2 mil para os servidores de nível superior e R$ 4,1 mil para os de nível médio

As Expectativas da AGU

Além de realizar um novo concurso público, a AGU tem a expectativa de criar um Plano Especial de Cargos (PEC), buscando reestruturar o seu quadro de pessoal.

Com esse objetivo, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 6.788/17, que prevê a criação das carreiras de analista técnico de apoio à atividade jurídica e técnico de apoio à atividade jurídica, bem como os cargos de nível superior, intermediário e auxiliar que integram o quadro de pessoal do órgão.

A proposta, que já teve várias emendas, é analisada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Se for aprovada, deverá passar ainda pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada em definitivo.  

Último Concurso 

O último concurso da AGU foi realizado em 2014 e teve o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) como banca organizadora.

Foram abertas 60 vagas para níveis médio e superior, nos seguintes cargos:

  • Analista de Sistemas – 10 vagas 
  • Analista Técnico Administrativo – 34 vagas
  • Bibliotecário – 3 vagas 
  • Técnico em Comunicação Social – 3 vagas
  • Técnico em Contabilidade – 10 vagas 

As provas objetivas para todos os cargos foram compostas por 80 questões de múltipla escolha. Cada uma era formada por cinco alternativas (a,b,c,d,e) e uma única resposta correta.

A divisão foi a seguinte:

Concurso AGU 2017

 As provas foram aplicadas somente em Brasília (DF), em dois turnos. 

Curso Online para o Concurso AGU 2017 (Campeão de Aprovações)

Quem me acompanha sabe que recomendo o Estratégia Concursos. O motivo: sou ex-aluno e conquistei três aprovações e nomeações em concursos de tribunais. 

Com base nestes resultados, me sinto seguro para indicar um curso preparatório que realmente funciona. Então vá por mim e invista seu tempo e dinheiro nos cursos e materiais do Estratégia para o Concurso AGU 2017.  

Confira as opções disponíveis:

 Curso Online em PDF + Vídeo Aulas – 100% Atualizados e Focados no Edital + Teoria + Questões Comentadas – Satisfação Garantida ou Seu Dinheiro de Volta

Último Edital

Para saber mais detalhes sobre o último concurso, acesse o edital-2014.

Leia também:

Concurso AGU 2017: Saiu a Autorização para 100 Vagas de Nível Médio e Superior!
5 (100%) 4 votes

 

1 comentário

Comente este artigo!