Concursos FCC: Como Vencer a Banca e ser Aprovado

Cursos para Concurso TJ-MG 2017
Cursos para Concurso TRE RJ

Existe algum segredo para passar em concursos FCC?  A banca Fundação Carlos Chagas tem realizado cada vez mais concursos pelo país e tem exigido dos candidatos uma preparação cada vez mais rigorosa.

E, com o aumento da concorrência, é preciso errar o mínimo possível para passar em concursos FCC. Atualmente, para estar entre os aprovados e nomeados, você precisa ter um aproveitamento acima de 90% nas questões objetivas.

Neste artigo você vai conhecer melhor a Fundação Carlos Chagas e aprender qual é o melhor caminho para passar em concursos FCC.

Ao final da leitura, você vai saber:

  • qual é a forma de cobrança do conteúdo
  • as novas tendências nos concursos FCC
  • material de estudo ideal
  • metodologia de estudos indicada
  • os 5 passos para passar em concursos FCC

Além disso, vou passar algumas dicas que tenho certeza que irão contribuir para a sua aprovação em concursos FCC.

Concursos FCC

Sobre a Fundação Carlos Chagas

A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada e sem fins lucrativos que organiza e elabora provas para concursos públicos em todo o Brasil. Geralmente, é contratada pelos órgãos públicos mediante dispensa de licitação, nos termos do art. 24, inciso III da Lei 8.666/03:

Art. 24.  É dispensável a licitação: 

(…)

XIII – na contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituição dedicada à recuperação social do preso, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos;

Concursos FCC Tribunais

Concursos FCC TribunaisNos últimos anos, a FCC ganhou bastante notoriedade por ser a banca responsável pela maioria dos concursos para Analista e Técnico Judiciário dos Tribunais Federais (TRTs, TRFs, e TREs).

Só para você ter uma idéia, conforme levantamento feito em nosso artigo “TRTs das 24 Regiões: Situação Atualizada dos Concursos”, dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho existentes no Brasil, a FCC foi a banca organizadora dos últimos 20 concursos.  (Regiões: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 9ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 15ª, 16ª, 18ª, 19ª, 20ª, 22ª, 23ª, 24ª ).

Por outro lado, o CESPE foi responsável por apenas 4 concursos. (Regiões: 8ª, 10ª, 17ª, 21ª, )

Já em relação aos TRFs, nosso artigo “TRFs das 5 Regiões: “Situação Atualizada dos Concursos”, mostra que, dos 5 Tribunais Regionais Federais existentes no Brasil, a FCC foi responsável por todos os últimos concursos.

Assim, se você estuda para Tribunais Federais, é grande a chance de ter que enfrentar concursos FCC, e este artigo foi feito para te ajudar a vencer a banca.

Outros Concursos FCC

Mas não se engane. Nem só de concursos de Tribunais vive a FCC.

Para você ter uma idéia, somente no ano de 2016, a banca já realizou concursos para:

  • Defensoria Pública do Estado da Bahia
  • Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo
  • Metrô de São Paulo
  • Eletrosul Centrais Elétricas
  • Diversas Prefeituras Municipais

Dessa forma, ainda que você estude para outra área, é grande a chance de aparecer concursos FCC no seu caminho.

Fundação Copia e Cola?

Copiar e colar o texto da lei na prova e exigir decoreba pura do candidato. Essa sempre foi a fama que a banca teve entre os concurseiros.

A razão disso, é que a maioria das questões trazia apenas a cópia de artigo de lei com pequenas alterações e o candidato tinha que descobrir  o erro. Assim, era aprovado quem decorava mais.

Mudança de tendência

Ocorre que já é possível notar que a banca vem passando por uma mudança de tendência, seguindo para a linha do CESPE, que cobra questões que envolvem não só a lei, mas também doutrina e jurisprudência.

Parece que as críticas recebidas pela cobrança de decoreba e o alto índice de repetição de questões fizeram com que a banca iniciasse um processo de reciclagem, e dizem até que alguns examinadores do CESPE foram contratados.

O fato é que, em provas mais recentes de concursos FCC, já é possível encontrar questões envolvendo doutrina e jurisprudência.

Portanto, se você não mudar sua estratégia de estudos para se adaptar às novas exigências da banca, é grande o risco de você ser surpreendido na hora da prova por uma questão que foge ao texto da lei.

Receba Dicas Exclusivas (É grátis): 

Mas como estudar para passar em Concursos FCC?

FCC

Não tem jeito. Você vai ter que continuar dominando a lei seca, pois você consegue resolver a maioria das questões só com o texto da lei. Mas, a partir de agora, você não pode mais descuidar da doutrina e jurisprudência.

Para isso, para passar em concursos FCC, recomendo que você utilize o seguinte roteiro:

Leitura da lei seca  > Doutrina > Jurisprudência > Exercícios

Melhor material de estudo para concursos FCC

Para seguir esse roteiro, você não precisa correr para a internet e comprar um monte de livros de doutrina com vários volumes. Lendo esse tipo de livro, você passa com facilidade em matérias da faculdade, mas vai levar um bom tempo para ser aprovado em concursos FCC.

Além de um Vade Mecum atualizado, você vai precisar de material de estudo voltado para concursos públicos. De preferência, que seja um material específico para o concurso que irá prestar e que tenha muitas questões anteriores de concursos FCC.

Assim, você não perde tempo lendo parte histórica e outros assuntos que não serão cobrados na sua prova.

Para complementar os estudos ou facilitar o aprendizado em matérias que você tem dificuldade, assista videoaulas de cursos online.

Quando você nunca teve contato ou tem resistência a alguma matéria, um bom professor com uma boa didática é muito útil para direcionar o aluno e clarear as coisas.

Livros voltados para Concursos Públicos

 

Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

A grande vantagem dos livros voltados para concursos públicos, é que são objetivos e didáticos, e conseguem reunir em um só volume aquilo que você precisa para passar em concursos FCC: lei seca, doutrina, jurisprudência e exercícios.

Há livros em que os capítulos seguem exatamente essa sequência. Você encontra lei seca, um pouco de doutrina e, no final, a jurisprudência e uma lista de exercícios relacionados ao assunto. São os famosos “Descomplicados e Esquematizados.”

Indico duas editoras onde você pode encontrar obras com esse perfil

A Editora Juspodivm, por exemplo, além de trabalhar com livros voltados para concursos, ainda publica livros voltados para cargos específicos, como é o caso da “Coleção Tribunais e MPU – Técnico e Analista.

Cursos em PDF + Videoaulas

Outra boa alternativa são os cursos online em PDF + Videolaulas. A vantagem é que você pode comprar o material 100% focado no edital e específico para concursos FCC.

 Assim, você estuda somente o que será cobrado e não perde tempo estudando além do conteúdo necessário.

Neste caso, indico o Estratégia Concursos, que oferece um material completo e atualizado, com teoria e questões anteriores comentadas, e totalmente focado no edital.

Foi estudando pelo material do Estratégia Concursos que eu consegui ser aprovado e nomeado em 3 concursos de Tribunais.

Veja minha nomeação para um dos Tribunais Federais mais concorridos do país (Concurso organizado pela FCC):

Concursos FCC

No material do Estratégia Concursos você encontra lei seca, doutrina, jurisprudência e questões de concursos comentadas. Além disso, os professores são especializados em concursos FCC.

E isso é tudo que você precisa para passar em concursos FCC!

Leia também:

Livros de Exercícios

Como Passar em Concursos FCCPara complementar os estudos e fazer um algo a mais, você pode fazer revisões por livros de exercícios comentados. Eles trazem as questões e os comentários com a lei seca, doutrina e jurisprudência relacionadas. Inclusive, há livros desse tipo específicos para concursos FCC.

Nesse caso, sugiro três editoras:

Receba dicas exclusivas (É grátis): 

Metodologia de estudos ideal: Os 5 Passos para Passar em Concursos FCC

5 passos para passar em concursos FCC

1 – Leitura do livro ou PDF voltado para concursos

É aqui que você vai adquirir uma base sólida de conhecimento. Terá contato com a teoria e jurisprudência de uma forma didática e esquematizada. Ao final dos capítulos, fará exercícios para assimilar o conhecimento e testar o que aprendeu.

É natural que, no começo, você tenha dificuldade em estudar por livros ou PDF uma matéria que nunca estudou antes.

Nesse caso, recomendo que você faça um curso online sobre a matéria, pois é mais fácil aprender do zero com um professor explicando o conteúdo de uma forma didática e simplificada.

Dica: Estude com o edital anterior do lado

Baixe o último edital do cargo para o qual irá prestar o concurso, imprima e estude sempre com ele do lado. À medida em que o estudo for progredindo, risque os pontos que já estudou.

Esse método é útil para que você veja o ritmo do seu estudo, avalie o quanto ainda falta para estudar e, ao final, tenha a tranqüilidade de saber que estudou todos os itens.

Quando o novo edital sair, é só comparar os conteúdos programáticos e complementar o estudo com o que há de novidade no programa.

2 – Revisão por Exercícios

Analista e Técnico do TRF e TREÉ a fase de revisar e fixar definitivamente o que aprendeu. Sobretudo no caso de concursos FCC, em que as questões se repetem nas provas e se exige decoreba da lei seca, é imprescindível que você resolva exercícios à exaustão para fixar o conteúdo.

Além disso, para ser aprovado e nomeado em concursos FCC você vai precisar acertar pelo menos 90% da prova. Em uma prova objetiva de 60 questões, você tem que acertar 54 para ficar bem colocado.

E o que vai te levar a atingir este índice de acertos? É a repetição! Resolva os exercícios na sequência do conteúdo do edital. Os livros de exercícios comentados para concursos já trazem os exercícios divididos por matéria e assunto e na ordem dos editais.

Dica: Questões de Concursos Online

Se você não quiser comprar um livro de exercícios, uma boa alternativa são os sites especializados em questões de concursos. A grande vantagem é que estes possuem questões mais atualizadas e tem um custo relativamente menor.

Se quiser saber mais, leia o artigo “Questões de Concursos: Os 6 Melhores Sites Para Resolver Exercícios Online”.

3 – Provas anteriores do cargo

prova fccAcesse o PCI Concursos Provas. Procure pelo cargo que irá prestar e baixe todas as provas realizadas no ano vigente e no ano anterior.

Se vai prestar concurso para Analista Judiciário – Área Judiciária, por exemplo, baixe todas as provas de Analista que ocorreram nos dois anos anteriores.

Não precisa baixar provas muito antigas, pois é grande o risco de você estudar por questões que estão ultrapassadas pelo advento de nova legislação ou por mudança de entendimento doutrinário ou jurisprudencial.

Quando o edital do seu concurso for publicado, resolva uma prova por dia. Faça isso em um ambiente fechado e sem interrupções. Procure simular o ambiente de prova para testar em quanto tempo você resolve as questões e qual seria seu rendimento.

Esse método vai servir para que você tenha uma noção exata do que irá encontrar no dia do concurso e de como está seu desempenho.

4 – Dica: O Mapa de Artigos

Rideel Concursos FCCResolva os exercícios da FCC com o Vade Mecum do lado. Depois que resolver uma questão, marque no código o artigo que foi cobrado na mesma.

Cada vez que um artigo for cobrado, faça uma bolinha ao lado dele com uma caneta colorida.

Repita esse procedimento em todas as questões do livro. Dessa forma, quando chegar perto da prova, você terá um Vade Mecum mapeado com os artigos mais cobrados em concursos FCC.

Assim, na semana anterior à prova, releia o código dando uma atenção especial aos artigos que possuem mais marcações, mas sem descuidar dos demais.

Se você conseguir decorá-los ou entendê-los, já vai sair na frente, pois a tendência é que sejam novamente cobrados. Isso já vai te garantir pelo menos 60% da prova.

Os outros 30% você vai conseguir se seguir todas as 5 etapas.

5 – Dica: Pasta de Legislação atualizada

Imagine que na sua prova caia uma questão de pura decoreba da lei seca. Você que já tinha visto o assunto na revisão do seu Mapa de Artigos vai lá e marca com convicção.

Quando sai o gabarito oficial, você descobre que errou porque alguns meses antes foi publicada uma lei alterando um prazo, uma alíquota ou revogando um artigo. Imagina a revolta?

Por mais que você compre um Vade Mecum todo ano, ainda existe o risco de logo no dia seguinte sair uma nova lei e você estudar por material desatualizado.

Assim, recomendo que você crie uma pasta daquelas de plástico só para reunir toda a legislação que foi publicada após a edição do seu código e que tenha relação com o seu concurso.

Para isso, acesse pelo menos semanalmente o site de legislação do Planalto e salve as leis que podem ser cobradas na sua prova.

Inclusive, o Portal de Legislação do Planalto tem um serviço em que você se cadastra e recebe por e-mail as novas leis, medidas provisórias e decretos.

Clique na imagem abaixo para se cadastrar:

Leis atualizadas Concursos FCC

Outra opção é seguir professores de cursinhos preparatórios no Facebook e Twitter, pois eles sempre postam as novidades legislativas.

Quando encontrar uma lei pertinente, imprima e guarde em uma pasta. Na semana anterior a sua prova, é imprescindível que você leia todas as leis que você separou, pois a FCC adora pegar os concurseiros de surpresa.

Dessa forma, você garante mais um ponto e passará na frente de milhares de concurseiros que estudaram com material desatualizado.

 Resumo das 5 etapas para passar em Concursos FCC

  1. Teoria (Livros ou PDFs voltados para concursos)
  2. Revisão por exercícios (Livros de exercícios comentados ou sites especializados)
  3. Provas anteriores do cargo
  4. Mapa de artigos
  5. Pasta de legislação atualizada

Conclusão

Os concursos FCC assustam pelo alto número de acertos que são necessários para você ficar bem classificado. Porém, não se deixe intimidar por isso.

Acredite que, com muito treino e repetição, sobretudo pela resolução de exercícios à exaustão, você irá progredir com o tempo e irá conseguir mais dos que os 90%.

Para isso, basta que você não saia da fila e persista. Ainda que não consiga na primeira vez, prossiga focado que com o tempo você adquire bagagem e consegue chegar lá.

Conte com o Blog Quero Passar em Concursos nesta jornada!

Leia também:

O que você achou deste artigo? Avalie:

Concursos FCC: Como Vencer a Banca e ser Aprovado
5 (100%) 5 votes

15 Comentários


  1. Muito bom artigo! Após uma breve pesquisa, esse artigo foi o mais completo, profundo e esquematizado que achei. Fugiu dos clichês sobre a banca, como costumam dizer ” é só decoreba”. Parabéns! Que a disposição seja sempre renovada e o intelecto brilhe pra escrever mais.

    Responder

    1. Obrigado Paulo! Quem bom que o artigo atendeu às suas expectativas. Continue nos acompanhando!

      Abraço,

      Guilherme Machado
      Editor do Blog QPC

      Responder

  2. Todas as dicas foram preciosas, mas fiquei maravilhada com a dica 4 ajudando de um jeito prático a conhecer melhor a banca! Para mim foi inédito e vou aplicar com certeza em meus estudos! Muito obrigada!

    Responder

    1. Olá Guilherme, tudo bem? Agradeço pelos elogios ao site. Entrei em contato por e-mail.

      Abraços,

      Guilherme Machado

      Editor do QPC – Quero Passar em Concursos

      Responder

  3. Como é gratificante encontrar sites na web que ainda são imparciais, parabéns à equipe queropassarconcursos! Gostaria de conhecer mais sobre o trabalho de vocês, este é meu e-mail michel_franco8@hot…

    Grande abraço!

    Responder

    1. Olá Michel

      Fico feliz que tenha gostado do site e agradeço pelos elogios.

      Para conhecer melhor nosso trabalho, você pode entrar em contato pelo e-mail contatoqpc@gmail.com

      Att,

      Guilherme Machado
      Editor do QPC – Quero Passar em Concursos

      Responder

  4. VC É 10! MUITO SHOW! INTELIGENTE, EFICIENTE, VISIONÁRIO, SAGAZ, TALENTOSO,. PARABÉNS! E MUUUITO SUCESSO!

    Responder

    1. Olá Vanessa, tudo bem?

      Fico muito feliz e agradeço por tantos elogios!

      Saiba que isso me motiva ainda mais a manter o blog para ajudar cada vez mais candidatos a conseguirem a aprovação.

      Continue nos acompanhando!

      Grande abraço,

      Guilherme Machado
      Editor do Blog QPC

      Responder

  5. Muito bacana o artigo: orienta, esclarece e dá sugestões ao concursando. Muito obrigada. Parabéns pela iniciativa e e pelo belo trabalho.

    Responder

    1. Olá Ana,

      Fiquei muito feliz com sua mensagem. Valeu mesmo 😉

      Abraços!

      Guilherme Machado
      Editor do Blog QPC

      Responder

Comente este artigo!