Como Passei no Concurso TRF 2: Dicas de Preparação + Bônus Gratuitos!

Cursos para Concurso TJ-MG 2017
Cursos para Concurso TRE RJ

Como fui aprovado e nomeado no Concurso TRF 2

Olá! Aqui é o Guilherme Machado, servidor público e editor do Blog Quero Passar em Concursos.

Se você ainda não me conhece e quiser saber mais sobre mim, acesse este link aqui. 

Neste artigo, vou contar como foi a minha preparação para o Concurso TRF 2 que ocorreu em 2012. Fui aprovado e nomeado nesse concurso para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária. 

Além disso, no decorrer do texto, vou dar algumas dicas de preparação e bônus gratuitos para que você também consiga ser aprovado no próximo Concurso TRF2 ou em qualquer outro Tribunal que tenha interesse.

Ato de nomeação

Mas, antes disso, deixar eu provar pra você que eu realmente fui aprovado e nomeado no último Concurso TRF 2.

É que tem muita gente por aí dando dicas de preparação para concursos públicos sem nunca ter passado em um, e eu não quero que você duvide de mim nem por um momento. 

Veja o meu ato de nomeação:

Como passei no Concurso TRF 2

Você também pode conferir o meu ato de nomeação no Diário Oficial da União. Basta clicar neste link aqui.

Bônus Gratuitos

Ao final do artigo, vou disponibilizar alguns BÔNUS gratuitos para que você também consiga ser aprovado e nomeado no próximo Concurso TRF 2.

Último Concurso TRF 2

O último Concurso TRF 2 foi realizado em 2012 e foi organizado pela FCC – Fundação Carlos Chagas.

Naquela ocasião, o edital do Concurso TRF 2 não trouxe nenhuma vaga e foi realizado apenas para formação de cadastro de reserva.

Mesmo assim, foram 118.300 candidatos inscritos. Desse total, 20.334 candidatos se inscreveram para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, no Estado do Rio de Janeiro, conforme estatística divulgada pela FCC.

E eu estava entre esses candidatos que almejavam uma vaga no cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, para o Estado do Rio de Janeiro.

Como você pode ver, foi um concurso extremamente concorrido e que exigiu uma preparação de alto nível para conseguir a aprovação.

Por esse motivo, muitos leitores me perguntam:

  • Qual o método de estudo que utilizei para ser aprovado no Concurso TRF 2?
  • Qual o material de estudo que utilizei para ser aprovado no Concurso TRF 2?

Dessa forma, resolvi escrever este artigo para responder a essas perguntas para que você também consiga passar no próximo Concurso TRF 2, que será realizado em 2016.

Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!):

1 – Método de estudo

Para passar no TRF 2 resolvi adotar a mesma estratégia que me fez conseguir duas aprovações no TJMG: foco na resolução exaustiva de exercícios, principalmente da banca organizadora do concurso.

Como eu já estudava para outros Tribunais, já tinha uma boa base teórica. Assim, deixei pra focar no Concurso TRF 2 apenas após a publicação do edital.

Mas, antes de partir para os exercícios, decidi revisar toda a parte teórica estudando cada tópico previsto no edital. Isso é importante para não correr o risco de na hora da prova aparecer alguma questão justamente sobre o conteúdo que você deixou de estudar.

Ocorre que eu nunca tive saco para ler aqueles livros gigantes com muita teoria que nunca é cobrada na hora da prova. Sempre preferi estudar a teoria por materiais didáticos, objetivos, esquematizados e, principalmente, voltados para concursos públicos.

Assim, após a publicação do edital do Concurso TRF 2, adquiri um curso em PDF 100% focado no conteúdo programático do edital, com toda a teoria que eu precisava, apresentada de uma forma didática e esquematizada.

Além disso, ao final de cada tópico teórico, esse material também trazia uma série de questões anteriores sobre o assunto, inclusive comentadas.

Dessa forma, eu conseguia passar rapidamente pela teoria e logo em seguida já partia para resolver as questões sobre o assunto, o que permitia fixar o conteúdo estudado.

Além do curso em PDF, também fiz questão de dar uma lida em toda a lei seca que seria cobrada no concurso. O fato é que muitas bancas organizadoras como a FCC ainda cobram decoreba de lei, e eu não podia descuidar dessa parte.

Por fim, adquiri um curso online de Português e Redação, pois me sentia inseguro nessas matérias.

De posse desse material, estudei seis vezes por semana até a véspera da prova. Eram duas matérias por dia em ciclos.

Estudava as nove matérias na sequência e depois recomeçava o ciclo. Só descansava no domingo.

Uma vez concluído o estudo do curso em PDF e o curso online de Português e Redação, enfiei de cabeça nos exercícios. Todo o tempo que eu tinha disponível antes ou após o trabalho era para fazer exercícios.

Para isso, baixei e imprimi todas a provas anteriores de concursos de TRFs realizados pela FCC.  Além disso, adquiri um livro de revisão por meio de exercícios focado em concursos para Analista Judiciário de TRFs, que tinhas milhares de questões separadas por assunto e comentadas.

E para você ver como eu sempre tive obsessão por exercícios, também fiz a assinatura de um site com questões de concursos. Por esse site eu conseguia filtrar questões anteriores da FCC apenas dos assuntos que eu estava tendo mais dificuldade, e isso me possibilitava fortalecer meus pontos fracos.

E assim foi até o dia da prova: Revisão da teoria estudada por meio da resolução exaustiva de exercícios.

2 – Material de estudo

 – Curso online em PDF focado no edital do Concurso TRF 2

Como mencionei no tópico anterior, sempre preferi estudar a teoria por materiais didáticos, objetivos, esquematizados e voltados para concursos públicos.

E encontrei tudo isso no curso online para o Concurso TRF 2 do Estratégia Concursos.

Com base na minha própria experiência e nos meus resultados obtidos, afirmo, sem nenhuma dúvida, que o Estratégia Concursos oferece o melhor material de estudo para concursos de Tribunais.

O material do Estratégia Concursos traz todo o conteúdo teórico exigido no edital de forma didática e esquematizada. Além disso, ao final de cada tópico, traz muitas questões anteriores comentadas sobre o assunto.

Outra vantagem é que você pode confiar que o material é atualizado. Tem muito curso por aí que sequer se preocupa em atualizar o material quando entra em vigor uma nova legislação, como é o caso do Novo CPC.

E eu já errei questão na hora da prova porque estudei por material desatualizado, o que me fez cair centenas de posições na classificação final.

Além disso, os cursos do Estratégia Concursos têm um ótimo custo/benefício em relação aos demais cursos online, que cobram uma fortuna por um material de qualidade inferior. E o valor ainda pode ser dividido em até 12x sem juros.

E o grande diferencial: o Estratégia Concursos é o único curso que oferece “Satisfação garantida ou o dinheiro de volta”.

Funciona assim: se você adquirir o curso e no prazo de 30 dias não ficar satisfeito, é só pedir que o Estratégia devolve o seu dinheiro.

Se você quiser conhecer o material, saiba que o Estratégia Concursos já disponibilizou os cursos completos ou disciplinas isoladas para o próximo concurso TRF 2.

Para saber mais, acesse: Estratégia Concursos – Cursos Online em PDF + Videoaulas para o Concurso TRF 2.

 – Curso Online de Português e Redação focado na banca organizadora

Em concursos tão concorridos como os de Tribunais Federais você tem uma margem de erro muito baixa. Cada questão errada te joga lá pra baixo na classificação final.

Então você não pode focar só em estudar as matérias jurídicas e descuidar da prova de Português e Redação. Esse tipo de erro na preparação é cometido por muitos candidatos e pode ser o diferencial entre você ser aprovado ou não.

Para não incorrer nesse erro, adquiri um Curso Online de Português e Redação da Prof. Flávia Rita focado na banca organizadora.

Se você ainda não conhece a professora Flávia Rita, saiba que ela é uma das maiores autoridades do país em Português e Redação para concursos públicos.

Não é à toa que ela já foi até no programa do Jô:

Cursos Online - Flávia Rita

Com esse curso consegui um ótimo aproveitamento na prova de Português (18 acertos em 20 questões) e tirei 100 na nota de redação! E isso me permitiu subir várias posições na classificação final e foi o diferencial para que eu fosse nomeado.

Se você quiser conhecer os cursos da Prof. Flávia Rita, acesse www.flaviarita.com. Já estão disponíveis os cursos de Português e Redação focados na Consulplan, banca organizadora do próximo Concurso TRF 2.

– Livro de revisão por meio de exercícios

Lembra que eu disse que adquiri um livro de revisão por meio exercícios focado em concursos para Analista Judiciário de TRFs, que tinhas milhares de questões separadas por assunto e comentadas?

Estava falando do livro Revisaço para Analista do TRF e TRE da Editora Juspodvim. Esse livro possui 2.025 questões anteriores de Tribunais separadas por assunto e comentadas alternativa por alternativa.

Além disso, inclui ao final de cada disciplina:

  • Resumo do conteúdo
  • Dicas
  • Súmulas dos Tribunais Superiores
  • Informativos do SFT e do STJ

Enfim, trata-se de um material excelente para fazer uma revisão por meio de exercícios após a publicação do edital.

Se você quiser ler algumas páginas do livro, basta acessar este link aqui.

– Sites com Questões de Concursos

Por fim, também assinei um site para resolver questões de concursos. Esses sites possuem ferramentas que permitem filtrar questões por banca organizadora, cargos, disciplina, assunto e vários outros.

E isso é importante para que você selecione apenas questões pertinentes ao concurso que irá prestar. Além disso, você pode buscar apenas questões dos assuntos que está tendo mais dificuldade para fortalecer seus pontos fracos.

No meu caso, eu anotava os assuntos que tinha mais dificuldade e depois ia para o site e selecionava apenas questões desse tema. E resolvia todas até entender aquilo de uma vez por todas.

Se você quiser saber mais sobre o funcionamento desses sites e quais são os melhores, já escrevi um artigo sobre isso.

Para ler o artigo, acesse o link a seguir:

Questões de Concursos: Os 6 Melhores Sites par Resolver Exercícios Online.

Resumo da preparação

Antes dos bônus finais, vamos dar uma repassada na minha preparação para o Concurso TRF 2:

Método de estudo

  • Estudo teórico de cada tópico do edital por um material didático, objetivo e esquematizado.
  • Leitura de lei seca cobrada no edital.
  • Foco na resolução de exercícios, principalmente da banca organizadora do concurso.

Material de estudo

Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!):

Bônus Gratuitos

Conforme prometido, seguem os bônus para que você também consiga ser aprovado e nomeado no Concurso TRF 2.

Bônus 1

Cupom de 40% de desconto nos cursos online do site www.flaviarita.com

Entrei em contato com a Prof. Flávia Rita e consegui um desconto de 40% nos cursos online, exclusivamente para os leitores aqui do Blog.

Para utilizar o desconto, sigo os passos a seguir:

  • Acesse www.flaviarita.com.
  • Escolha o curso desejado e clique em “Matricule-se”.
  • Na página seguinte, procure o campo para inserir o voucher promocional e digite o código: 40%blogqpc
  • Clique em “Utilizar voucher promocional”.
  • Confira se o desconto foi aplicado e finalize a compra.

Obs: Já estão disponíveis os curso da Prof. Flávia Rita focados na Consuplan, banca organizadora do próximo Concurso TRF 2.  Veja alguns cursos:

Bônus 2

Clique no link abaixo para assistir ao Aulão Gratuito do Estratégia Concursos sobre o Concurso TRF 2 com os maiores especialistas do país:

Aulão Gratuito do Estratégia Concursos – Raio-X completo com tudo que você precisa saber para ser aprovado no próximo Concurso TRF 2.

Bônus 3

Baixe Gratuitamente Legislação para Concursos Público Esquematizada pelos professores do Estratégia Concursos:

Lei 8666/93 – Lei de Licitações

Lei 8112/90 – Estatuto dos Servidores Públicos Federais

Lei 9784/99 – Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

 

Como Passei no Concurso TRF 2: Dicas de Preparação + Bônus Gratuitos!
5 (99%) 20 votes

24 Comentários


  1. Quero o desconto para o curso de redação para TRE de São Paulo.

    Responder

  2. Obrigada, por compartilhar Guilherme, esse revisaço e as questões são apenas para analista ou tbm serve para técnico do TRE?

    Responder

  3. Boa noite! Você não utiliza livros, só o material do estratégia(pdf’s + videos, mais os outros citados)?
    Vc não utilizava livros porque já tinha base por ter estudado para outros concursos anteriores, não é?
    Posso estudar sem livros(tipo os de concurso da Elsevier), indo diretamente pelo material do Estratégia e resolver exercícios? Resumindo: só os pdf’s dão conta(quanto a livros)?

    Responder

    1. Olá Moisés, tudo tranquilo?

      No começo eu até tentei estudar por livros, mas achava uma tremenda perda de tempo ficar lendo um monte de teoria que nunca cai em concurso. É muita enrolação!

      Além disso, perdia horas e horas fazendo resumos e grifando quase que o livro inteiro para depois reler as partes mais importantes (e isso nunca acontecia..rs..).

      Enfim, achava algo bem chato e pouco produtivo.

      Para concursos, sempre dei preferência para materiais mais objetivos, que vão direto ao que realmente importa e cai na prova.

      Por isso, sempre gostei de estudar por materiais como do Estratégia. E também pelos livros de exercícios da série “Revisaço”, da Editora Juspodivm, que mencionei no artigo.

      Eu acho que isso já é suficiente mas, se você se sente mais seguro estudando por livros, indico os da Editora Juspodivm, mas apenas os voltados para concursos de Tribunais. Você também estará bem servido.

      O site da editora é https://www.editorajuspodivm.com.br/

      Grande abraço!

      Guilherme Machado

      Responder

  4. OLá Guilherme,
    Parabéns pelo blog e pela sua aprovação!
    Eu estou na luta, meu interesse é TRE!
    Gostaria de saber sobre o livro Revisaço da Edit. Juspodvin. Eu adquiri um livro deles para o TRE SP e foi uma decepção total. Livro cheio de erros, linguagem nada didática, confuso. Parece que o livro não passou por nenhuma revisão. Reportei para a Editora todos os problemas que encontrei informando a página e não obtive retorno satisfatório. Gostaria se saber sobre o Revisaçõ, pois pelo número de questões e pelo valor que ele está a venda hoje, está bem mais em conta que o curso de questões comentadas do Estratégia, porém, pensar em comprar outro livro cheio de erros é triste. Gostaria de saber se vc encontrou muitos problemas nesse livro, se vc resolveu todas as questões dele e não teve problemas de revisão? Muito obrigada desde já!!

    Responder

    1. Olá Kelly, como vão as coisas?

      Nossa! Fiquei surpreso com esse problema que aconteceu com você.

      Realmente é inadmissível um livro para concursos com erro como o que relatou.

      Sugiro que faça uma queixa no Reclame Aqui para obter uma resposta satisfatória da editora. Aí eles darão a devida atenção ao seu problema. É sempre assim!

      No meu caso, eu adquiri várias edições do livro Revisaço para Analista e nunca tive problemas. Não havia erros e a qualidade era excelente.

      Mas se o mesmo não ocorreu no seu caso, você está certa de correr atrás do prejuízo!

      Abraço!

      Guilherme Machado
      Blog QPC

      Responder

  5. vc fazia resumo tb, ou só estudava o material? pergunto isso pq o material do estratégia é bom mas é extenso

    Responder

    1. Olá Katia, tudo tranquilo?

      Nunca fui adpeto de resumos. Acho muito chato de fazer e leva muito tempo.

      Sempre preferi a revisão por meio de exercícios.

      Abraço!

      Guilherme Machado
      Editor do Blog QPC

      Responder

  6. Olá, tudo bem?

    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo sucesso, pois sei que não é nada fácil… muito sacrifício…muito estudo…

    Gostaria também de agradecer pela solidariedade com quem ainda está iniciando essa jornada. Muito obrigada, de coração.

    Estou analisando os concursos para Tribunais, mas tenho 2 dúvidas e ficaria muito feliz se me ajudasse.

    1ª – É melhor focar em um Tribunal só? Ou estudar para todos? (TRF, TRT, TRE). Tenho interesse no AJAJ do TRF, mas estou em dúvida se deveria estudar para todos os tribunais…Pois entre eles tem 1 ou 2 matérias diferentes…focando em apenas 1, seria menos matéria para estudar…Estou muito em dúvida…

    2º – Nunca estudei RLM, olhando os exercícios, parece muito difícil, aliás, nunca fui boa em exatas, rs. Poderia me falar algo sobre RLM… alguma dica com essa matéria? Teve dificuldade também?

    Bom, é isso, rs

    Se puder me ajudar, ficaria imensamente grata 🙂

    Um abraço.

    Angélica.

    Responder

    1. Olá Angélica! Tudo tranquilo por aí?

      Vou tentar te ajudar com essas dúvidas. Vamos lá!

      1ª – É melhor focar em um Tribunal só? Ou estudar para todos? (TRF, TRT, TRE). Tenho interesse no AJAJ do TRF, mas estou em dúvida se deveria estudar para todos os tribunais…Pois entre eles tem 1 ou 2 matérias diferentes…focando em apenas 1, seria menos matéria para estudar…Estou muito em dúvida…

      Penso que é melhor você focar em uma área só e fazer todos os concursos de Tribunais dessa área. Ou estuda só para TRFs, ou só para TRTs ou só para TREs.

      Ex: Se você focar na área de TRF, faça todos os concursos que saírem de TRF.

      Se você tentar estudar ao mesmo tempo para TRFs, TRTs e TREs, você terá um número enorme de matérias para estudar e corre o risco de não conseguir passar em nada.

      Você precisa escolher uma área e se especializar nela.

      2º – Nunca estudei RLM, olhando os exercícios, parece muito difícil, aliás, nunca fui boa em exatas, rs. Poderia me falar algo sobre RLM… alguma dica com essa matéria? Teve dificuldade também?

      Raciocínio Lógico foi simplesmente a matéria que eu mais tive dificuldades em toda a minha vida de concurseiro.

      Sabe quando você tem birra de uma matéria e fica com preguiça só de saber que precisa estudar aquilo? Era assim comigo!

      Eu nunca gostei da área de exatas, sempre fui péssimo em matemática e nunca tive saco para estudar qualquer coisa dessa área.

      Mas já que era preciso, acabei aprendendo na marra!

      Vou te dar uma dica que funcionou comigo. No começo eu tentei estudar RLM sozinho, por livros ou apostilas.

      Mas essa estratégia não estava funcionando. Tentava fazer os exercícios e travava!

      Então eu comecei a fazer alguns cursos online com professores renomados nessa área e a coisa começou a clarear.

      Os professores te passam o passo a passo para você resolver aqueles exercícios enormes. Eles te dão macetes e fórmulas que tornam a coisa bem mais simples e fácil de resolver.

      Então é isso: se tiver com dificuldade, procure um curso online específico de RLM.

      Um abraço e obrigado pelos elogios ao blog!

      Guilherme Machado

      Responder

  7. Boa Noite. O voucher no site da Prof. Rita não está mais válido. Há outro que possa nos repassar? Fico-lhe grato. E parabéns pela aprovação.

    Responder

    1. Olá Neto, tudo bem?

      Infelizmente o prazo de validade do voucher se esgotou, mas fique ligado no site da prof. Flávia Rita, que sempre oferece ótimos descontos.

      Abração!

      Guilherme Machado

      Responder

  8. Oi, Guilherme, tudo bem? Como tu indicaste o Estratégia, resolvi dar uma olhada no site deles e vi os materiais demo. Confesso que me assustei com a quantidade de páginas de cada PDF (cerca de 100 por aula!). Me pareceu inviável. Então dei uma olhada no Ênfase, que parece seguir o mesmo método. Conheces esse curso? Que te parece? Abraço!

    Responder

    1. Fala Gabriel! Beleza cara?

      Realmente os PDFs têm muitas páginas, mas não se assuste. No material há muitos esquemas e questões. Não é tudo de teoria.

      Sugiro que não tente fazer resumos dos PDFs ou irá levar muito tempo. Baixe um bom leitor de PDF (Ex: FoxIt Reader) e vá lendo, grifando e fazendo anotações no próprio PDF.

      Em relação ao Ênfase, não posso fazer uma indicação porque nunca fiz cursos lá, mas já tive boas referências. É um curso indicado para a área federal e tem bons professores.

      Abraço!

      Guilherme Machado
      Editor do Blog QPC

      Responder

  9. Olá, vc disse que trabalhava. Quantas horas de estudo por dia efetivamente vc conseguia? E como vc as dividia entre teoria e exercícios?

    Responder

    1. Olá Sandra, tudo certo?

      Como eu trabalhava, durante a semana eu estudava duas matérias por dia, sendo 1 hora e 40 minutos de cada.

      E no sábado era o dia todo. No Domingo eu folgava.

      É aquele negócio: ainda você estude poucas horas por dia, é importante que você estude SEMPRE.

      Eu estudava poucas horas, mas estudava sempre. Férias, fim de semana, feriado etc..

      Em relação aos exercícios, os materiais que eu utilizava já traziam as questões logo após a teoria. Então era só seguir a sequência. Mas assim que terminava o material teórico ficava fazendo apenas questões comentadas.

      Abraço
      Guilherme Machado
      Editor do Blog QPC

      Responder

    1. Olá Jéssica, tudo jóia?

      Infelizmente não 🙁 O prazo de validade se esgotou!

      Mas fique ligada lá no site da Flávia. Direito eles fazem ótimas promoções.

      Abração,

      Guilherme Machado

      Responder

  10. Bom dia! Sou professora e resolvi mudar de área então gostaria de saber por onde eu começo comprei um livro de carreiras públicas já que a grana está curtíssima, mas no futuro quero comprar o Revisaco. Quero prestar concurso na minha área que é analista especializado na area pedagógico. O que eu faço primeiro?

    Responder

    1. Mariah,

      Comece estudando toda a teoria cobrada no seu concurso e só depois compre livros de revisão.

      Não recomendo que você comece revisando a matéria por meio de exercícios. Como você vai revisar uma teoria que não estudou?

      Abraço,

      Guilherme Machado

      Responder

Comente este artigo!