Concurso Escada: Por que não Passar em um Concurso Menor para ter Tranquilidade até ser Aprovado no Concurso dos Sonhos?

Cursos para Concurso TJ-MG 2017
Cursos para Concurso TRE RJ

Você já ouviu falar em concurso escada? Assim é chamado aquele concurso público em que você passa só para ter tempo disponível e uma renda fixa enquanto se prepara para um concurso maior.

Esse tipo de concurso costuma ter uma jornada de trabalho reduzida, de 6 ou 7 horas diárias, o que possibilita o candidato ter mais tempo livre para estudar. Além disso, gera uma renda que vai custear livros, cursos e despesas pessoais enquanto o candidato estiver estudando para o concursos dos sonhos.

O objetivo do concurso escada é ter tempo e tranquilidade para estudar, já que o emprego e o salário no fim do mês já estão garantidos. Com isso, a pressão para passar diminui, o concurseiro se cobra menos e é menos cobrado pelos familiares e amigos.

Mas para quem o concurso escada é recomendado?

Se você tem condições financeiras e não trabalhar e só se dedicar aos estudos, isso é ótimo! Aproveite este privilégio e não pense em concurso escada. Siga focado em passar no concurso definitivo.

Entretanto, se você estiver desempregado ou em um emprego ruim, que esteja prejudicando os estudos, seja pela pressão, dificuldade de relacionamento com superiores e colegas ou, por ter por jornada extensa, não estiver sobrando tempo para os estudos, é hora de procurar um concurso escada.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

O concurseiro desempregado

Imagine a pressão sobre o sujeito que estuda para concursos desempregado. A aprovação em um concurso público leva tempo e não tem prazo, como já mostrei neste artigo. Aí as contas não param de chegar, as economias vão acabando e a pressão vai só aumentando.

Toda hora um pergunta: você não trabalha? Só estuda? Chega uma hora em que o candidato não aguenta, e aí desiste ou pega o primeiro emprego que aparecer.

O concurseiro que odeia o próprio emprego

Emprego ruim Ou então a situação daquele candidato que trabalha, mas odeia aquilo que faz. Ir para o trabalho é uma tortura diária para o sujeito. Não suporta as tarefas que executa e não se dá bem com os colegas. Só de ouvir o chefe o cidadão já fica irritado.

Além disso, a jornada é extensa e ainda precisa fazer horas extras para aumentar a renda. Não tem jeito, o concurseiro chega em casa tão esgotado física e emocionalmente que, por mais que tente estudar, acaba dormindo sobre os livros.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

Por que não passar em um concurso menor?

Para esses casos, portanto, é altamente recomendado prestar um concurso escada. A aprovação no concurso temporário vai aliviar a pressão e trazer tranquilidade e tempo para estudar até o ser aprovado no concurso definitivo.

Mas como escolher o concurso escada?

Você deve procurar por concursos que tenham jornada reduzida, de 4, 6 ou 7 horas diárias. Lembre-se que o foco não é o salário, já que o cargo é temporário e o objetivo é estudar para o tão sonhado concurso. Como opção, temos os concursos de Tribunais, que conseguem conciliar jornada reduzida com bom salário.

O cargo de Técnico Judiciário dos TRFs, TRTs e TREs, por exemplo, possibilita trabalhar 7 horas corridas por dia, e paga um salário inicial de cerca de R$ 4.500. Nada mal né? Dá pra estudar tranquilo e investir nos melhores materiais pelo tempo que for necessário até ser aprovado no concurso definitivo. Lembre-se, porém, que, assim como todo concurso público, a concorrência é alta.

O perigo da acomodação

Acomodação O risco desse tipo de concurso é o concurseiro se acomodar. Não tem jeito, todo mundo dá uma relaxada depois que é aprovado em um concurso público e é difícil retomar o ritmo de estudos.

Como você terá uma jornada reduzida e um salário garantido, pode acabar gostando dessa vida e corre o risco de não conseguir mais retomar a rotina de estudos e o cargo almejado será eternamente o cargo dos sonhos, e não a realidade.

Assim, se você for aprovado em um concurso escada, lembre-se que este é apenas mais um degrau que você subiu para alcançar o cargo que sempre sonhou.

Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

Concurso Escada: Por que não Passar em um Concurso Menor para ter Tranquilidade até ser Aprovado no Concurso dos Sonhos?
5 (100%) 1 vote

Comente este artigo!