Concurso TRE-SP: Nomeações, Cargos Vagos e Expectativas para 2016

Cursos para Concurso TJ-MG 2017
Cursos para Concurso TRE RJ

O concurso TRE-SP tem tudo para ser a oportunidade do ano para quem estuda para Tribunais. E, neste artigo, você vai saber as razões pelas quais deveria inscrever no concurso TRE-SP 2016, que já tem comissão formada para a organização do próximo certame.

Confira 5 motivos para você se inscrever no concurso TRE-SP 2016:

1 – Poucos concursos de Tribunais em 2016

Ainda que o seu foco não seja concursos de TRE, o fato é que, com o cenário econômico e político atual, são poucos os editais de concursos de Tribunais previstos para este ano.

Nesse cenário, o concurso TRE-SP pode ser a grande chance de você ser aprovado em um Tribunal ainda em 2016.

2 – Localização

Se você for aprovado e nomeado no TRE-SP, poderá ser lotado na sede do Tribunal, na capital paulista, ou em alguma zona eleitoral do interior do Estado.

E como atualmente não existem fronteiras para concurseiros de Tribunais, o fato de trabalhar em um grande centro da Região Sudeste facilita o seu deslocamento para voltar para casa, já que estará de perto de aeroportos com vôos diários para todas as regiões do país.

Além disso, o fato de trabalhar em um Estado como SP, pode te trazer vantagem nos concursos de remoção, para que você consiga voltar definitivamente para o Estado de origem. É que tem servidor paulista espalhado por Tribunais de todo o país só esperando uma chance de permutar com alguém lotado em São Paulo.

3 – Número de nomeados no último concurso TRE-SP

O último concurso TRE-SP teve prazo de validade de 04 anos, que se encerrou no último dia 02 de julho, conforme você pode verificar na “Situação atualizada dos Concursos dos TREs” aqui do Blog QPC.

Durante esse período, houve um grande número de nomeações para cargos de nível médio e superior:

  • Analista Judiciário – Área Judiciária: 189 nomeados
  • Analista Judiciário – Área Administrativa: 67 nomeados
  • Técnico Judiciário – Área Administrativa: 480 nomeados

Você pode confirmar essa informação, na página oficial do TRE-SP.

Mas se você acha que esses números podem não se repetir no concurso TRE-SP 2016, saiba que, além do Tribunal, com sede na capital, há 426 zonas eleitorais no Estado de São Paulo.

E cada uma dessas zonas precisa de um quadro de servidores, formados por Técnicos e Analistas. Para você ter uma ideia, o TRE-SP tem hoje 2.100 servidores, sendo 825 Analistas e 1.275 Técnicos.

E a cada ano, muitos destes pedem exoneração ou aposentadoria. Além disso, há cargos vagos e lei aprovada criando novos cargos de Técnico e Analista, conforme mostrarei a seguir.

4 – Cargos vagos

De acordo com levantamento feito em abril de 2016, o TRE-SP tem 13 cargos vagos de Técnico e 39 de Analista. Isso significa vagas imediatas no próximo concurso, além de formação de cadastro de reserva.

5 – Lei nº 13.150/2015

Além dos cargos vagos, os Tribunais também podem nomear servidores para provimento de cargos novos, criados em virtude de lei. E, no caso do TRE-SP, foi aprovada em 2015, a Lei nº 13.150, que criou 66 novos cargos (33 de Técnico e 33 de Analista)

Para conferir essa informação, acesse o Anexo I da Lei 13.150/2015.

Expectativas para o concurso TRE-SP 2016

Conforme mostrei para você neste artigo, o concurso TRE-SP tem tudo para ser um dos maiores do ano. E, agora que foi aprovado o reajusta salarial, penso que você deve aproveitar cada oportunidade para se torar servidor da Justiça Federal.

Afinal, após esse aumento, quem não quer um salário inicial líquido de R$ 5.641,74 para Técnico e de R$ 8.398,27 para Analista (referência julho/2016)?

Mas se ainda assim você não se sente motivado para estudar, acesse o Simulador do Reajuste do Judiciário Federal que postei no blog nesta semana, e veja como ficará o salário até 2019, quando termina o reajuste parcelado.

Como passar no concurso TRE-SP 2016

Aqui é o Guilherme Machado, editor do Blog QPC – Quero Passar em Concursos. Agora quero falar com você sobre a minha experiência em concursos de Tribunais.

Ao longo de anos, perdi tempo e dinheiro com diversos cursos e diversos materiais que até me fizeram chegar perto, mas nunca me fizeram alcançar a nomeação.

Como não tive orientação, comprava tudo que aparecia pela frente, mas no final das contas a impressão era de que não estava evoluindo e os resultados nunca apareciam.

E para que você não repita os mesmos erros, recomendo que se prepare para o concurso TRE-SP com um material que realmente seja o diferencial para sua aprovação e nomeação, que seja completo e atualizado, e realmente focado no edital. Garanto que, assim como eu, você não tem a menor paciência para ler um tanto de teoria que nunca vai cair na sua prova.

Dessa forma, com base na minha própria experiência, não tenho a menor dúvida em afirmar que o Estratégia Concursos é o melhor material para concursos de Tribunais no país, com toda a teoria e exercícios que você precisa para ser aprovado no Concurso TRE-SP 2016.

Após começar a estudar pelo material do Estratégia Concursos, já alcancei minha terceira nomeação para Tribunais. Já foram duas nomeações no TJMG, para nível médio e superior, e uma para Analista Judiciário – Área Judiciária do TRF-2.

Confira os atos: Nomeação TJMG (nível médio); Nomeação TJMG (nível superior) e Nomeação TRF-2 (Analista Judiciário).

Assim, a minha dica é que você se prepare para o concurso TRE-SP com os cursos em PDF + Videoaulas do Estratégia Concursos, que já estão todos disponíveis e você pode adquirir em até 12x sem juros.

Para saber mais sobre os cursos, clique na imagem abaixo:

Concurso TRE-SP 2016

Sem avaliações

Comente este artigo!