Concurso TRF-2: Edital previsto para agosto de 2016

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo) publicou no Diário Oficial da União de segunda-feira, 1º de agosto, o pregão eletrônico para contratação de banca organizadora do próximo concurso para os cargos de Técnico e Analista Judiciário.

De acordo com a minuta do contrato, o Concurso TRF-2 será para formação de cadastro de reserva.

Especialidades – Concurso TRF-2

Quem tem nível superior, poderá concorrer ao cargo de Analista Judiciário nas seguintes especialidades: Área Administrativa, Área Judiciária, Oficial de Justiça Avaliador Federal, Biblioteconomia, Odontologia , Serviço social, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Contadoria, Informática, Estatística, Arquivologia, Medicina, Enfermagem, Psicologia e Arquitetura.

Já quem tem nível médio ou formação técnica poderá concorrer ao cargo de Técnico Judiciário, nas seguintes especialidades: Área Administrativa, Informática, Segurança e Transporte, Telecomunicações e Eletricidade e Enfermagem.

Cronograma – Concurso TRF-2

De acordo com o cronograma previsto na minuta do contrato do Concurso TRF-2, a abertura dos envelopes para escolha da banca organizadora ocorrerá no dia 16/08/2016.

Além disso, o edital deverá ser publicado no mês de agosto e as provas aplicadas no mês de outubro.

Veja o cronograma:

Concurso-TRF-2

Como passar no Concurso TRF-2

Opa! Aqui é o Guilherme Machado, editor do Blog Quero Passar em Concursos.

Se você ainda não sabe, eu tenho uma relação especial com esse concurso. É que fui aprovado e nomeado no último concurso TRF-2 para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária. Você pode conferir o meu ato de nomeação neste link aqui.

Por esse motivo, muitos leitores me perguntam qual foi o método de estudo e o material utilizado. E, neste artigo, você vai ter as respostas para essas perguntas.

Para ser aprovado no Concurso TRF-2ª Região, a minha preparação foi baseada em duas etapas:

1 – Estudo da teoria por um material completo, didático e atualizado

Optei pelo curso em PDF + Videoaulas do Estratégia Concursos.

O material é 100% focado no edital e aborda toda a teoria exigida sem enrolação. Além disso, tem muitas questões anteriores comentadas.

O fato é que, para passar em concursos de Tribunais, você precisa estudar a teoria em conjunto com a resolução exaustiva de exercícios, principalmente da banca organizadora. E o material do Estratégia Concursos oferece tudo isso em um único curso.

Dessa forma, não perdi tempo e dinheiro estudando por diversos cursos e livros que trazem muito conteúdo que não é cobrado na hora da prova.

E a boa notícia é que o Estratégia Concursos já está com todos os cursos disponíveis para o Concurso TRF-2ª Região 2016. Para saber mais, acesse o link abaixo:

Cursos Online para o Concurso TRF-2ª Região – PDF + Videoaulas – Teoria + Questões Comentadas – Pacote Completo ou Disciplinas Isoladas

Também fiz um curso online de Português e Redação da Professora Flávia Rita, focado na FCC. Foi assim que consegui tirar nota 100 na redação nesse concurso.

Os cursos online da Professora Flávia Rita estão disponíveis no site www.flaviarita.com e quem é leitor do Blog QPC tem 40% de desconto.

O código do voucher é: 40%blogqpc.

2 – Resolução exaustiva de exercícios.

Eu nunca gostei de passar muito tempo lendo teoria. A sensação é que na semana seguinte esqueço tudo. Então o meu foco para fixar o conteúdo sempre foi a resolução exaustiva de exercícios.

Esse foi outro motivo para eu ter optado pelo Estratégia Concursos, já que o material traz muitos exercícios, inclusive comentados, ao final de cada tópico.

Além disso, também adquiri o livro Revisaço para Analista Judiciário do TRF e do TRE, da Editora Juspodivm. Esse livro é excelente para fazer uma revisão focada em exercícios.

O Revisaço traz milhares de exercícios divididos por matéria e assunto, na ordem cobrada no edital. E, ao final de cada capítulo, o livro traz resumos esquematizados que são fantásticos para leitura perto da prova.

Utilizei muito o Revisaço principalmente após a publicação do edital. Foi ótimo para revisar todo o conteúdo do edital de forma rápida e objetiva.

Clique aqui para ler algumas páginas do livro.

Por fim, também fiz a assinatura de um site com questões de concursos e, sempre que tinha uma folga, resolvia questões da FCC das matérias que eu tinha mais dificuldade.

Se você quiser escolher um site para resolver questões, leia o meu artigo: “Questões de Concursos: os 6 melhores sites para resolver exercícios online“.

Enfim, este foi o material e o método de estudo que utilizei para ser aprovado e nomeado no último Concurso TRF-2. Penso que você também estará bem servido se utilizar esse material no próximo concurso.

Abraço e bons estudos!

Guilherme Machado – Editor do Blog QPC

Concurso TRF-2: Edital previsto para agosto de 2016
5 (100%) 1 vote

7 Comentários


  1. Olá Guilherme! Quero parabenizá -lo pela sua generosidade em ajudar os concurseiros. Adoro seus artigos, todos são excelentes. Gostaria de saber quanto tempo durou sua preparação para esse concurso.

    Abraços,

    Lorenza

    Responder

    1. Olá Lorenza, tudo tranquilo? 🙂

      Eu que te agradeço pelos elogios! Fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo.

      Em relação ao tempo de preparação, só estudei para o TRF-2 após a publicação do edital, mas já vinha me preparando para outros Tribunais há alguns anos e essa base foi fundamental.

      Qualquer outra dúvida pode me mandar viu!?

      Abraço!

      Guilherme Machado
      Editor do Blog QPC

      Responder

  2. Obrigado pelo trabalho das atualizações, vocês são demais!

    Responder

    1. Olá Weslley, tudo bem!?

      O pregão para a escolha da banca ainda não se encerrou, mas a tendência é que a Consulplan seja a vencedora.

      Até o momento, a proposta da FCC está bem distante de ser escolhida.

      Abraço!

      Guilherme Machado
      Editor do Blog QPC

      Responder

Comente este artigo!