Concurso do TRT-MG: Edital em 2014?

Cursos para Concurso TJ-MG 2017
Cursos para Concurso TRE RJ

Vencido em maio de 2014, o concurso para servidores do TRT da 3ª Região é um dos mais esperados pelos concurseiros para este ano.

Além dos bons salários, o grande número de nomeações no último concurso também é um dos atrativos do órgão. Os números realmente impressionam. No último certame, no prazo de 04 anos, foram nomeados 733 Analistas Judiciários – Área Judiciária, 153 Analistas Judiciários – Oficial de Justiça Avaliador Federal, 75 Analistas Judiciários – Área Administrativa e 944 Técnicos Judiciários – Área Administrativa. Não acredita? Clique aqui e veja você mesmo.

Entretanto, o problema é que já encerramos o primeiro semestre e não há nenhuma notícia oficial sobre o próximo concurso para servidores do TRT-MG. Diante desse cenário, muitos já se questionam se ainda dá tempo de o edital ser publicado ainda neste ano.

Antes de o edital de um concurso público para Tribunal ser publicado, há um procedimento administrativo interno que se inicia pela formação da comissão organizadora que ficará responsável por todo o planejamento do certame. 

No caso do TRT-MG, consultei a Subsecretaria de Concursos Públicos e a informação oficial do órgão foi: “informamos que até a presente data não foi formada comissão organizadora para o próximo concurso para servidores deste Regional.”

Assim, para analisar a possibilidade de o edital do TRT-MG sair ainda este ano, fiz algumas projeções com base nos cronogramas de 3 concursos de TRTs realizados recentemente e organizados pela FCC, que é a banca que tem organizado a maioria dos certames para Tribunais do Trabalho.

Receba dicas exclusivas (É grátis): 

1 – TRT da 2ª Região – São Paulo

  • 22/02/2013 – Autorização do concurso.
  • 07/10/2013 – Contratação da FCC como banca organizadora.
  • 10/12/2013 – Publicação do edital.
  • 23/02/2014 – Aplicação das provas.

– Intervalo entre a autorização do concurso e a contratação da FCC: 08 meses.

– Intervalo entre a contratação da FCC e a publicação do edital: 02 meses.

2 – TRT da 19ª Região – Alagoas

  • 12/12/2012 – Autorização do concurso.
  • 09/08/2013 – Contratação da FCC como banca organizadora.
  • 10/10/2013 – Publicação do edital.
  • 26/01/2014 – Aplicação das provas.

– Intervalo entre a autorização do concurso e a contratação da FCC: 08 meses.

– Intervalo entre a contratação da FCC e a publicação do edital: 02 meses.

3 – TRT da 16ª Região – Maranhão

  • 28/02/2013 – Autorização do concurso.
  • 18/09/2013 – Contratação da FCC como banca organizadora.
  • 12/02/2014 – Publicação do edital.
  • 04/05/2014 – Aplicação das provas.

– Intervalo entre a autorização do concurso e a contratação da FCC: 07 meses.

– Intervalo entre a contratação da FCC e a publicação do edital: 05 meses.

Análise dos dados

Percebam nos dados apresentados que o intervalo maior ocorre entre a autorização do concurso e a contratação da organizadora. Nesses três concursos analisados o menor prazo foi de 07 meses.

Depois, notem que, após a definição da banca, levou no mínimo 02 meses para o edital ser publicado.

Análise do TRT-MG

O concurso do TRT-MG sequer foi autorizado. O Tribunal ainda precisa formar a Comissão Organizadora do Concurso para depois submeter o pedido de autorização ao Tribunal Pleno.

Supondo que, em uma visão bastante otimista, o concurso do TRT-MG seja autorizado em julho e, apenas 03 meses depois, em outubro, a FCC seja contratada. Passados mais 02 meses, o edital seria publicado em dezembro e a prova realizada em 2015.

Assim, para que o edital seja publicado ainda neste ano, os meses de junho e julho serão decisivos. Se nesses meses a comissão não for formada e o concurso não for autorizado, é muito difícil que o edital saia ainda neste ano.

Lembrando que o fato de ser ano eleitoral não interfere em nada na publicação do edital, já que a lei restringe apenas nomeações, e não a realização de concursos.

Data da prova

Em relação à aplicação da prova, a possibilidade de ocorrer ainda em 2014 é bem mais remota. Geralmente há um intervalo de 03 meses entre a publicação do edital e a data da prova. Assim, o edital teria que ser publicado já em Setembro.

Por fim, ressalto que são apenas simulações com base em dados passados, que podem não se repetir em concursos futuros.

Siga estudando!

Dessa forma, por mais que o TRT-MG ainda não tenha iniciado os preparativos para o próximo concurso, é bom você não se iludir e nem diminuir o ritmo de estudos achando que o edital ainda vai demorar para ser publicado.

O grande número de nomeações no último concurso demonstra o quanto o Tribunal precisa de servidores, e que não poderá ficar muito tempo sem repor os cargos vagos.

Além disso, todos terão mais tempo para estudar e a concorrência será enorme, pois todos os concurseiros de Tribunais estão de olho neste concurso.

Assim, siga estudando como se o edital já tivesse sido publicado e boa sorte!

Vai prestar concurso para outros TRTs?

Clique aqui para conferir a situação atualizada dos concursos dos TRTs das 24 Regiões.

Clique aqui para conhecer mais sobre a carreira de Analista e Técnico Judiciário dos Tribunais federais.

Receba dicas exclusivas (É grátis): 

Sem avaliações

Comente este artigo!