Os 4 Indícios de que o Edital de um Concurso Público está Próximo de ser Publicado e Como Acompanhá-los

A espera pela publicação do edital provoca ansiedade e apreensão em todo concurseiro. Todos os dias o candidato vai em busca de notícias sobre a data prevista para a publicação do documento, seja em jornais especializados, fóruns ou nas redes sociais.

Inclusive, muitos querem sair na frente e descobrir essa informação antes dos concorrentes. Aí acreditam em boatos, especulações e em supostas fontes exclusivas.

Mas nem todos sabem que todo órgão público dá indícios de que está próximo de realizar um novo concurso. Antes de o documento ser publicado, há um procedimento formal que consiste em 4 etapas.

Assim, o concurseiro que acompanhar essas etapas terá uma previsão oficial de que o edital do concurso está próximo de ser publicado.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

O concurseiro deve ficar atento aos 4 indícios de que o órgão está perto de realizar um novo concurso público:

1 – Levantamento do número de vagas

É o primeiro indício de que o órgão deu início aos preparativos para o próximo concurso. O órgão solicita ao Departamento de Recursos Humanos o número de cargos vagos.

Além disso, é comum que, antes de realizar um novo concurso, os órgãos públicos organizem internamente o quadro de servidores por meio de um processo interno de remoção. Assim, concluído o processo de remoção, o órgão terá uma noção exata do número de cargos vagos e das respectivas lotações.

Para tomar conhecimento desta etapa, você deve ficar atento à publicação do Edital de Remoção Interna no Diário Oficial da União. Por meio deste link, você pode acompanhar diariamente as principais publicações no DOU referentes a concursos públicos, e fazer pesquisa no conteúdo dos jornais.

2 – Pedido de autorização

No caso do Poder Executivo Federal, o pedido é feito ao Ministério do Planejamento. No caso do Poder Judiciário Federal e Poder Legislativo Federal, esse pedido é feito ao órgão superior da própria instituição.

Quando o pedido é feito, a assessoria do órgão informa o encaminhamento da solicitação à imprensa e a notícia é publicada em sites especializados como a Folha Dirigida.

3 – Autorização do concurso

É mais um importante sinal de que o edital está próximo, pois a portaria que autoriza a realização do concurso deve fixar o prazo para que o órgão publique o edital de abertura de inscrições, sendo que este não pode ser superior a 6 meses.

A portaria de autorização é publicada no Diário Oficial da União.  Por meio deste link, você pode acompanhar diariamente as principais publicações no DOU referentes a concursos públicos, e fazer pesquisa no conteúdo dos jornais.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

4 – Contratação da banca examinadora

A escolha da banca examinadora é feita por licitação ou por contratação direta, mediante dispensa, nos casos em que a organizadora não tem fins lucrativos, como o CESPE e a FCC. A definição da organizadora também é publicada no Diário Oficial da União. Clique aqui para ter acesso aos jornais.

Dica final: acompanhe apenas as publicações oficiais

Diário Oficial Concluídas essas 4 etapas não tem mais jeito! O próximo passo é a publicação do edital. Dessa forma, evite perder tempo com especulações e boatos que só servem para aumentar a ansiedade e apreensão do candidato. Fique atento apenas às publicações oficiais, e mantenha o foco nos estudos!  

Quando o edital for publicado, não se esqueça que é fundamental ler o documento na íntegra, conforme expliquei no artigoEdital de Concurso Público: você deveria dar mais atenção a este documento tão importante“.

Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

*** Blog Quero Passar em Concursos – Todos os direitos reservados. Não se admite a publicação ou a reprodução deste artigo, total ou parcial, sem a autorização do autor, ainda que a fonte seja mencionada, sob pena de o infrator incorrer nas sanções criminais do artigo 184 do Código Penal e nas sanções civis da Lei 9.610/1998.

Os 4 Indícios de que o Edital de um Concurso Público está Próximo de ser Publicado e Como Acompanhá-los
4 (80%) 1 vote

Comente este artigo!