Local de Estudo: Como Definir o Lugar Ideal para Você Estudar Mais e Melhor

Onde você estuda melhor? Em casa ou na biblioteca?  

Cada local possui vantagens e desvantagens, e o concurseiro deve encontrar o ambiente que melhor se adeque às suas necessidades.

Estudo em casa

Ter a casa como local de estudo tem algumas vantagens como o conforto, disponibilidade de materiais, alimentação, banheiro, flexibilidade de horários e desnecessidade de perda de tempo com deslocamento.

Por outro lado, exige mais disciplina do candidato e cooperação da família. A casa é um ambiente infestado de elementos de distração, como televisão, som, sofá, cama e ruídos externos.

Não adianta ter um quarto de estudos todo equipado e ser incomodado o tempo todo pelo barulho dos familiares, vizinhos, gato, cachorro e trânsito. Assim como não adianta ter um ambiente silencioso em casa, mas interromper os estudos toda hora para dar uma olhada no Facebook, Twitter, WhatsApp ou ver só uma parte da novela.

Além disso, a luta é constante contra a preguiça. Quando o sofá ou a cama estão próximos, parece que o sono aumenta. Local de estudo

Estudo na biblioteca

Ter a biblioteca como local de estudo tem como grande vantagem o ambiente propício ao estudo. Todo mundo está ali para estudar. Todo mundo tem o mesmo objetivo e não existe a opção de ir ver TV ou dormir.

O local favorece a concentração e a disciplina, e a presença de outras pessoas estudando para concursos públicos incentiva e motiva o concurseiro a estudar mais. Acaba acontecendo uma competição implícita de quem fica lá mais tempo.

Por outro lado, há desvantagens, como a perda de tempo com deslocamento, necessidade de carregar o material de estudo, adequação ao horário de funcionamento e desconforto.

Além disso, a biblioteca não é um local livre de elementos de distração. Muitos optam por estudar em grupo, aí o estudo pode se perder no meio de brincadeiras e conversas sobre outros assunto. E também não adianta o candidato estudar em cabine individual, mas com o celular do lado.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

Então qual é o ambiente ideal para estudar mais e melhor?

Ambiente ideal

O concurseiro deve optar por estudar em casa se conseguir conjugar os seguintes fatores:

Ambiente silencioso: conversar com os familiares sobre a importância de não ser incomodado e utilizar redutores de ruídos.

Disciplina: cumprir rigorosamente os horários de estudo, só fazendo os intervalos programados.

Eliminação dos seguintes elementos de distração:

  • Redes Sociais: jamais devem ser acessadas, nem mesmo no intervalo. Às vezes você se programa para dar uma olhadinha no Facebook só na hora do intervalo, mas vê algo interessante, acaba se distraindo e fica alguns minutos a mais.
  • Telefone: o ideal é que não haja aparelho telefônico no quarto de estudos, seja fixo ou celular. Não adianta colocar o smartphone no silencioso e ele vibrar toda hora porque chegou uma mensagem no Whatsapp. A curiosidade vai falar mais alto e você vai acabar olhando. Assim, fique longe do aparelho.
  • Televisão e som: devem ser retiradas do ambiente de estudo. A tentação de ver só uma parte do programa ou escutar apenas uma música pode ser maior e arruinar com sua concentração.

Mas na dúvida, opte pela biblioteca

Concurso públicoComo a maioria dos candidatos não consegue cumprir rigorosamente todos esses requisitos, a melhor opção é estudar em bibliotecas, preferencialmente em cabines individuais, pois é mais difícil manter a concentração em mesas coletivas.

Prefira bibliotecas com horário de funcionamento flexível e que funcione em fins de semana e feriados. Existem bibliotecas públicas que funcionam 24 horas por dia e que admitam usuários que não sejam alunos.

Em Belo Horizonte, por exemplo, existe a Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Clique aqui para maiores informações.

Se você faz ou já fez cursinho, verifique se o curso dispõe de cabines individuais para estudo e peça para utilizar o local.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

Para amenizar a falta de conforto, leve acessórios que você encontra facilmente no Mercado Livre como:  

– almofada para assento
 – ventilador portátil  
– abafador de ruídos
 – luminária de mesa  
– suporte para leitura

Para não ter que carregar tudo isso na mochila diariamente, negocie junto à coordenação da biblioteca a possibilidade de deixar o material guardado nos escaninhos.

Assim, caso você tenha qualquer dificuldade para manter a disciplina e a concentração, recomendo que você estude na biblioteca. Deixo claro, porém, que a escolha do ambiente de estudo é importante, mas nada supera a necessidade de disciplina por parte do candidato.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

*** Blog Quero Passar em Concursos – Todos os direitos reservados. Não se admite a publicação ou a reprodução deste artigo, total ou parcial, sem a autorização do autor, ainda que a fonte seja mencionada, sob pena de o infrator incorrer nas sanções criminais do artigo 184 do Código Penal e nas sanções civis da Lei 9.610/1998.

Local de Estudo: Como Definir o Lugar Ideal para Você Estudar Mais e Melhor
5 (100%) 2 votes

1 comentário


  1. Não me considero uma concurseira mas estou no , acho que, 6° concurso, dos quais 1 municipal e 1 estadual. Agora resolvi prestar um federal e vou tentar o do inss. Gostei muito dos seus artigos e gostaria de receber quaiquer informações sobre este concurso. desde já agradeço

    Responder

Comente este artigo!