Qual o Prazo para ser Aprovado em Concursos Públicos?

Em quanto tempo você será aprovado em um concurso público?

Essa é pergunta que todo concurseiro de primeira viagem faz quando decide estudar para concursos públicos.  Já começa o planejamento marcando um prazo para a rotina de estudos acabar. Decide que vai estudar somente por 1 ou 2 anos e que terá que ser aprovado nesse período de qualquer maneira. O resultado disso é excesso de cobrança, ansiedade e frustração.

Você precisa entender que não existe prazo para ser aprovado e é um grande erro fixar um limite para encerrar os estudos. O tempo para ser aprovado varia conforme fatores que independem da vontade do candidato, como:

Definição da área de estudo.

Alguns desde o início já têm certeza do que querem e perseguem esse objetivo até a aprovação, mas a maioria começa atirando para todos os lados e leva tempo até focar em um determinado concurso. Nesse caso eu recomendo que você leia nosso artigo sobre as “10 principais áreas de estudo para concurso público e como definir o concurso ideal para você“.

Utilização da metodologia de estudos correta.

Os concurseiros perdem muito tempo aprendendo a estudar. Não existe receita de bolo ensinando a estudar da forma correta. Cada pessoa precisa desenvolver seu próprio método e isso leva tempo. Repetir o método de alguém que foi aprovado não significa que você terá os mesmos resultados. Cada pessoa tem suas próprias habilidades e facilidades de aprendizado.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

Tempo disponível para o estudo e conteúdo do edital.

Quanto menos horas de estudo por dia, mais tempo leva para ver todo o conteúdo. Lembrando, porém, que horas de estudo não corresponde a horas de aprendizado. Estudar muitas horas não quer dizer que você aprendeu muito. Às vezes quem tem menos tempo disponível se aproveita dele melhor e o estudo rende mais.

Frequência do concurso público

Alguns concursos se repetem todos os anos, como Magistratura e Ministério Público. Já outros, como os concursos de Tribunais, geralmente têm prazo de validade de 02 anos prorrogáveis por mais 02 anos. E se você não for aprovado na primeira tentativa? Vai desistir porque acabou o prazo que você fixou para ser aprovado? Se for realmente o concurso que deseja, terá que esperar mais 04 anos para o próximo.

Persistência e continuidade dos estudos

Você é daqueles que estuda, faz uma prova e tira umas férias após cada certame? Então saiba que cada pausa nos estudos prolonga a aprovação. Aquele que persiste e mantém a continuidade dos estudos acumula aprendizado e tem mais facilidade para se manter disciplinado.

Aquele que está sempre interrompendo os estudos vai perder muito tempo até recuperar o ritmo a cada volta.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

Mas existe prazo para ser aprovado nos concursos públicos?


0008647332Y-849x565
Sim, mas este prazo não é medido em meses e anos. Você deve estudar até passar. A aprovação é o prazo final. Com o tempo a fila vai andando e os candidatos mais bem preparados serão aprovados.

Enquanto isso, você deve se manter firme nos estudos, sem intervalos e sem ansiedade, pois a fila vai andar e a sua vez vai chegar. E quando a aprovação chegar, meu amigo, você verá que valeu a pena persistir e esperar, pois alguns anos de estudo não são nada perto de uma vida inteira de estabilidade no cargo, na vida financeira e na vida profissional.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

BuscaKi

Qual o Prazo para ser Aprovado em Concursos Públicos?
Sem avaliações

Comente este artigo!