Técnico Judiciário do TRT: Temas de Redação das 10 últimas provas

Cursos para Concurso TJ-MG 2017
Cursos para Concurso TRE RJ

Para fazer uma boa redação em provas de concursos públicos é preciso que você conheça e siga as regras que o edital exige. Não adianta o candidato ser brilhante na escrita e fazer uma redação a lápis, escrever além do número máximo de linhas ou não usar parágrafos.

Além disso, é fundamental que você leia bastante e pratique a escrita. Tem candidato que a última redação que fez na vida foi na época de colégio. Aí chega no dia do concurso não sabe porque as ideias sumiram e a escrita não flui.

Para fazer uma boa prova de redação não tem mistério: Tem que praticar e seguir as regras da banca.

Sendo assim, para te incentivar a treinar, selecionei os 10 últimos temas de redação de concursos dos TRTs para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa, organizados pela FCC.

É importante que você sente, leia as exigência do edital do concurso anterior que pretende prestar e tente elaborar sua própria redação para os temas propostos. Não dá pra estudar só a teoria sobre redação. O que vai te levar a melhorar a escrita é a prática.

Para facilitar o treinamento, elaborei uma página de rascunho nos mesmos moldes da FCC.

Baixe o modelo e o imprima para treinar.

 

Receba dicas exclusivas sobre concursos (É Grátis): 

Seguem os temas para treinamento:

Tema de redação do TRT-19: Elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Ética e mercado na prática científica

Tema de redação do TRT-2: As pessoas vão às ruas protestar por vários motivos, exercendo um direito que é legítimo, mas é preciso considerar alguns limites, sem os quais suas manifestações perdem a legitimidade.  Escreva um texto dissertativo-argumentativo, no qual você deverá discutir o tema apresentado.

Tema de redação do TRT-16: Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do seguinte tema: Mobilidade humana e cidadania na atualidade.

Tema de redação do TRT-5: Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se a respeito do tema: A contribuição da mídia para a construção e a desconstrução de estereótipos.

Tema de redação do TRT-12: Redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: Causas e efeitos do trabalho informal.

Tema de redação do TRT-15: redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: O exercício do humor nas relações sociais.

Tema de redação do TRT-18: redija um texto dissertativo-argumentativo que discuta a formação de centros urbanos sustentáveis no século XXI.

Tema de redação do TRT-1: redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema abaixo: A mobilidade urbana: aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Tema de redação do TRT-6: redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:  Turismo internacional hoje: transformação pessoal ou consumo desenfreado?

Tema de redação do TRT-20: redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito da afirmativa: Uma sociedade justa é aquela que garante o respeito ao trabalhador.

 

Receba dicas exclusivas sobre concursos (É Grátis): 

Sem avaliações

10 Comentários


  1. Excelente, Guilherme!

    Existe a possibilidade de você fazer um artigo sobre os temas das redações para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária.

    Sou fã desse site. Tem ajudado muito!

    Jr.

    Responder

    1. Olá Jr,

      Em breve farei a análise completa das últimas provas do cargo de AJAJ, inclusive com os temas de redação.

      Abraço!

      Guilherme Machado

      Responder

  2. Prezados(as),

    Por gentileza, peço-lhes que me elucide, sobre o assunto de que a FGV solicita para à prova
    dissertativa:CONSTITUIR UMA REDAÇÃO SOBRE O TEMA ALUSIVO AO CARGO(Tec.Judiciario
    Administrativo). Esclareço que já elaborei diversas redações em concursos, mas nunca participei
    de certame solicitando que falasse do próprio cargo.
    No tocante a questão, qual conteúdo haveria de argumenta sobre o assunto supracitado(intr).

    O discurso versa o que discorre somente na área de atuação ou existe mais detalhe(inter).

    Obrigado.

    Paz e a proteção do Onipotente(jesus) para todos!

    Responder

    1. Prezado Eduardo,

      Eu falaria um pouco sobre a área de atuação, mas também sobre a importância da função exercida para a sociedade. É fundamental que um Técnico Judiciário preste um atendimento de qualidade ao cidadão e que atue com probidade e presteza no exercício de suas funções, de modo a contribuir para a celeridade e eficiência na prestação jurisdicional.

      Se quiser saber um pouco mais sobre a área de atuação do Técnico Judiciário, sugiro que leia meu artigo: http://queropassaremconcursos.com.br/carreira-analista-tecnico-judiciario/

      Abraço!

      Guilherme Machado

      Responder

      1. Boa indicação. No entanto, nesse artigo que vc sugeriu faltou a carreira de Técnico Judiciário / Escrevente Judiciário. Assim como o amigo Eduardo, eu também prestarei esse certame, porém, para a função de escrevente judiciário, como já mencionei. E da mesma forma, tenho dúvidas com relação ao assunto da redação, referente a um tema alusivo ao cargo, e possíveis temas de atualidades que poderiam ser contextualizados nesse sentido.

        Obrigado!

        Fábio Ramos.

        Responder

  3. Parece que alguns TRT não cobraram redação em sim, apenas uns textos para o candidato dizer se a frase esta certa ou errada… como saber se cai ou não?

    Responder

    1. Olá Fábio!

      É o edital de cada concurso que determina como será a prova de Redação.

      Para o cargo de Técnico Judiciário de TRTs, geralmente exige-se um texto dissertativo sobre um tema de conhecimentos gerais.

      Abração cara!

      Guilherme Machado

      Responder

Comente este artigo!