Após a publicação do edital do concurso do TRT-MG (3ª Região) com a previsão de concurso regionalizado, surgiu uma grande dúvida entre os candidatos: Qual Sub-Região escolher no ato da inscrição?
De acordo com o edital do concurso do TRT-MG, no ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma Sub-Região de classificação à qual ficará vinculado.
O edital também prevê que o candidato, ao optar pela Sub-região de classificação, estará concorrendo e poderá ser nomeado para qualquer uma das cidades integrantes daquela Sub-região.
Além disso, há previsão de que, efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração da Opção de
Cargo/Área/Especialidade e Sub-região
Como definir a Sub-Região
Para definir a Sub-Região, o candidato deve levar em conta os seguintes critérios:
- Proximidade de casa
- Concorrência
- Número de redações/estudos de caso que serão corrigidos
É importante ressaltar que o edital prevê que o candidato, quando da investidura no cargo, estará vinculado à Sub-região para a qual se inscreveu por todo o período do estágio probatório (36 meses).
Assim, ao se inscrever, tenha certeza de que está disposto a permanecer em qualquer uma das cidades que pertencem à Sub-Região por pelo menos por 36 meses.
Dessa forma, é importante que você calcule a distância da cidade onde reside para as cidades da Sub-Região, e calcule se vale a pena o desgaste da viagem sempre que quiser visitar sua família.
Para facilitar sua vida, indico este site: http://distanciacidades.com/. Nele, você poderá inserir o nome da sua cidade onde reside atualmente e o da cidade onde pretende se inscrever e calcular a distância entre ambas.
Leve em conta ainda, o custo financeiro desses deslocamentos. Se você pretende morar na cidade escolhida e voltar para casa todo fim de semana, é bom saber quanto isso vai custar.
Então acesse o site http://www.decolar.com/ e faça uma simulação do preço da passagem aérea em um fim de semana.
Por fim, leve em conta o critério da concorrência e o número de redações corrigidas. A 1ª Sub-Região que abrange apenas a cidade de Belo Horizonte é a que mais nomeia e a que terá o maior número de redações/estudos de caso corrigidos.
Consequentemente, será a mais concorrida.
Só que se você tentar evitar Belo Horizonte para fugir da concorrência, pode ocorrer de centenas de candidatos pensarem da mesma forma e escolherem outras Sub-Regiões.
Há ainda, Sub-Regiões que abrangem cidades muito próximas a grandes capitais e, por esse motivo, devem atrair mais candidatos, como é o caso da 8ª Sub-Região, que inclui Juiz de Fora, município localizado a apenas 120 km do Rio de Janeiro.
Assim, você deve pensar bem e levar em consideração todos esses fatores quando for optar uma uma Sub-Região.
Para facilitar sua vida e tentar mensurar quais serão as Sub-Regiões mais concorridas no concurso do TRT-MG, elaborei uma enquete sobre qual será a opção dos candidatos aos cargos de Técnico Judiciário – Área Administrativa, Analista Judiciário – Área Judiciária e Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador Federal.
Lembrando que, para os demais cargos, só existe a opção da 1ª Sub-Região.
Vote na enquete e divulgue para os seus colegas.
Quanto maior o número de votos, maior a proximidade com a real concorrência.
Após as enquetes disponibilizei uma série de dicas e artigos interessantes para você vai que vai prestar o concurso do TRT-MG
Sub-Regiões e cidades integrantes:
1ª Sub-Região: Belo Horizonte.
2ª Sub-Região: Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas.
3ª Sub-Região: Bom Despacho, Divinópolis, Formiga, Itaúna e Pará de Minas.
4ª Sub-Região: Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto, Ponte Nova e Viçosa.
5ª Sub-Região: Caratinga, Coronel Fabriciano, Ganhães, Governador Valadares, Itabira, João Monlevade e Manhuaçu.
6ª Sub-Região: Curvelo, Diamantina e Pirapora.
7ª Sub-Região: Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio e Unaí.
8ª Sub-Região: Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, São João Del Rei, Muriaé e Ubá.
9ª Sub-Região: Alfenas, Guaxupé, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Caxambu, Itajubá, Lavras, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações e Varginha.
10ª Sub-Região: Aimorés, Almenara, Araçuaí, Nanuque e Teófilo Otoni.
11ª Sub-Região: Januária, Monte Azul e Montes Claros.
12ª Sub-Região: Araguari, Araxá, Frutal, Ituiutaba, Iturama, Uberaba e Uberlândia.
Enquetes:
Dicas para o concurso do TRT-MG
Clique aqui para acessar o melhor curso online pós-edital para o TRT-MG. Curso completo ou disciplinas isoladas.
Clique aqui para assistir a um vídeo com o depoimento e dicas de aprovados em vários concursos dos TRTs, inclusive nos primeiros lugares.
Clique aqui para acessar o grupo do Concurso TRT 3ª Região no Facebook.
Clique aqui para saber quanto ganha, como é a carreira, e o que faz um Técnico e Analista Judiciário do TRT-MG.
Clique aqui para acessar a situação atualizada dos concursos dos TRTs das 24 Regiões.
Receba notícias sobre os próximos concursos dos TRTs (É Grátis!): [mc4wp_form]
Link permanente
Existe algum lugar que diz como foi o ultimo concurso do trt mg,qual o numero de inscritos por sub-regiões??
Link permanente
Olá Arlen,
O último concurso não foi regionalizado como este.
Abraços,
Guilherme Machado
Editor do Blog QPC
Link permanente
Boa noite, Guilherme
Existe uma previsão/estatística para que indique a nota de corte para aprovação? Em relação às questões objetivas?
Link permanente
Olá Adriano,
Não há como fazer essa previsão. A nota de corte varia muito em função do número de inscritos e do nível dificuldade das provas. No entanto, pode-se dizer que, atualmente, os candidatos aprovados e nomeados têm obtido, em média, nota igual ou superior a 90% na prova objetiva.
Att,
Guilherme Machado
Editor do Blog QPC
Link permanente
Informação de dentro TRT afirma que serão abertas mais de 30 Varas em Belo Horizonte. Inclusive vai ter concurso para Juiz do Trabalho. Assim, devem chamar muito gente para a 1subregião.
Link permanente
Se, por exemplo, ficar fora das colocações estipuladas para a sub-região (ex: 600ª para BH) não há possibilidade de ficar ao menos na lista para, de repente, no futuro ser nomeada?
Link permanente
Olá Gessi,
Para ter chances de ser aprovada você precisará ficar entre os 600 primeiros para BH. Do contrário, sua Redação sequer será corrigida e você será eliminada do concurso.
Att,
Guilherme Machado
Editor do BLOG QPC
Link permanente
Vcs acham possivel passar com apenas tres meses de estudo para analista ou tecnico (Com estudos diários e integrais)?
Link permanente
creio que com esforço e dedicação dependendo da sub região vc consegue sim, Gessi tenho uma amiga q passou dessa forma, não foi nas melhores classificações, mas o importante q esta lá dentro, mas se não for dessa vez é importante q continue com o mesmo ritmo ate o próximo.
Link permanente
Olá, gostaria de saber o que você acha sobre o concurso ser para cadastro reserva. Há possibilidade de o TRT chamar bastante aprovados??(Pois ouço falar que concursos, desse tipo, tem, apenas, a finalidade de arrecadar dinheiro!)
Link permanente
Olá João,
Ignore essa questão do cadastro de reserva e foque na aprovação. O concurso tem prazo de validade de 04 anos e, nesse período, pode acontecer e acontece muita coisa, como aposentadorias, exonerações e leis criando cargo, como ocorreu no concurso passado que bateu recordes de nomeações.
Então não fique preso a essas coisas e se preocupe apenas em estudar.
Abraço!
Guilherme Machado
Editor do BLOG QPC
Link permanente
Obrigado por responder e pela dica.
Abraço!
Link permanente
Obrigado pela enquete…foi mto útil na escolha da minha região.
Link permanente
Muito bom esse post! Acompanhei o outro onde vocês falavam da abertura do Concurso e esse agora com ótimas e relevantes informações! Parabéns pelo trabalho!
Link permanente
Obrigado Ataíde!
Continue nos acompanhando.
Abraço,
Guilherme Machado
Editor do Blog QPC
Link permanente
Mas pq a enquete não pode mudar o voto? E se metade das pessoas q votaram no início mudaram de ideia? Queria ter a situação atual. Muita gente muda de ideia toda hora.
Link permanente
Prezada Maria,
Como o edital do concurso não permite que o candidato escolha mais de uma sub-região e também não permite que seja alterada a Sub-Região após a inscrição, a enquete foi configurada de acordo com essas regras.
Veja o que diz o edital: “Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração da Opção de Cargo/Área/Especialidade e Sub-região, bem como não haverá devolução da importância paga.”
Abraço,
Guilherme Machado
Editor do Blog QPC
Link permanente
Na verdade é só fazer inscrição novamente, valerá a última feita para cada turno. Conheço muitas pessoas que fizeram e depois trocaram de sub por causa das enquetes. Mas vocês estão de parabéns pela enquete! É a mais organizada e votada da internet. Obrigada pela atenção. 🙂
Link permanente
Os empatados na ultima colocação também terão as redações corrigidas.
Isso significa que se o candidato na posição 599º fizer 55 pontos, todos os demais com 54 pontos também terão a redação corrigida? Independente do número de candidatos empatados na posição 600.
Link permanente
Não pode mudar mais depois que você paga o boleto, antes disso da p mudar efetuando nova inscrição.
Link permanente
será que posso me inscrever para analista e tecnico? neste caso poderia fazer a inscrição de analista para a sub-região X e para técnico para a Y ? Acho muito injusto esses concursos regionalizados pq considera “sorte” de se inscrever na região menos concorrida. Tem gente que pode ter maior nota na prova que outro candidato e ser preterido por este pq escolheu o “lugar errado” . Ora, se a escolha da administraçao publica deveria ser pelos MELHORES deveria haver uma lista unica geral para cada cargo, e os chamar de acordo com a classificação de cada um para que escolha onde prefere ficar. Maior vacilo, Minas!
Link permanente
Sou de outro estado e estou com muita dúvida em qual sub-região escolher, por não conhecer MG.
pretendo fazer para o interior do estado, pelo fato de ter menos concorrência.
Me indica uma das sub-regiões do interior do estado, que prevê maiores convocações. Pfv
bgd
Link permanente
Vou de 3a subregião! Passei em SC (analista), mas quero voltar pra minha querida para de minas!
Obs.: sei que uberlandia a demanda por servidores é ENORME! é uma ótima escolha
Link permanente
Parabéns pela organização.Sucesso a todos.
Link permanente
Obrigado, Douglas!
Continue nos acompanhando.
Abraço,
Guilherme Machado
Editor do Blog QPC
Link permanente
O concurso trt mg de 2004 foi regionalizado. Será que tem algum lugar que mostra a estatística se inscritos?
Link permanente
Excelente pergunta. Mas ja ajudaria muito se soubessemos a previsao das vagas. ALguem sabe a previsao de vagas por regiao?
Link permanente
alguém poderia informar o quantitativo e a localização das Varas do trabalho que serão criadas?
Link permanente
Os empatados na ultima colocação também terão as redações corrigidas? Isso significa que se o candidato na posição 599º for o ultimo que fez 55 pontos, todos os demais que estiverem com 54 pontos também terão a redação corrigida? Independente do número de candidatos empatados na posição 600º ?
Link permanente
Prezado Douglas,
O edital dispõe: “Serão corrigidas as Provas de Estudo de Caso dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas Provas Objetivas (Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos) para as Sub-regiões de Classificação/Cargos/Áreas/Especialidades, na forma do Capítulo VIII deste Edital, considerados os empates na última posição de classificação até o limite estabelecido no quadro a seguir, além de todos os candidatos com deficiência, inscritos na forma do Capítulo V e habilitados na forma do Capítulo VIII deste Edital.”
Veja esse trecho: “considerados os empates na última posição de classificação até o limite estabelecido no quadro a seguir”.
Assim, salvo melhor juízo, entendo que o limite de correções previsto no edital já inclui os empatados na última posição, ou seja, seriam corrigidas somente 600 redações.
Abraço,
Guilherme Machado
Editor do Blog QPC
Link permanente
Guilherme, salvo engano, para técnico não será só para Belo Horizonte? E pq nesta enquete tem para técnico? Não seria ANALISTA , área Admistrativa?
Cris
Link permanente
Olá Cris,
Para Técnico Judiciário – Área Administrativa também há a opção de 12 Sub-Regiões.
Somente para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa é que só existe a opção pela 1ª Sub-Região.
Abraço,
Guilherme Machado
Editor do Blog QPC
Link permanente
gostaria de saber a possibilidade da fcc aplicar aprova na sub-regiao escolhida
Link permanente
Prezado Marcos,
Conforme o item 1 do capítulo VIII do edital, a aplicação das provas está prevista somente na cidade de Belo Horizonte.
Link permanente
Hoje liguei pra Secretaria de pessoal do Trt e conclui que para analista judiciário aréa judiciária a 1 sub regiao vale mais a pena. Acredito que serão no mínimo 300 nomeações somente pra esta região…
Link permanente
Não encontrei nenhum curso preparatório on line e nenhuma apostila para o cargo de historiador, será que é a primeira que um TRT realiza concurso para essa área, daí a falta de material no mercado?
Link permanente
Estou com a mesma dúvida Maria de Fátima. Caso encontre apostila à venda me informe.
Link permanente
Não encontrei nenhuma Elaine, estou apelando mesmo para a internet, acredito que pelo fato de ser o primeiro concurso nessa area, em um TRT, pegou todos de surpresa. Boa sorte.
Link permanente
Boa tarde! Só para esclarecer, para técnico 12° região, serão 90 vagas para cadastro reserva? Caso eu for aprovado, se me chamarem para qualquer uma das cidades da 12° região, sou obrigado a aceitar? ou posso não aceitar e esperar aparecer uma vaga na cidade que me interesse? Obrigado.
Link permanente
Gostei muito do artigo. Parabéns. Pena que não saiu a estatística de candidatos por região neh… Os números divulgados no geral não dá pra ter a mínima noção de candidatos por vaga para BH, por exemplo. 🙁
Link permanente
Qual será a nota de corte para candidatos concorrentes às vagas especiais?
Link permanente
Um concurso que é regionalizado tende a nomear mais candidatos do que um geral?
Fiz para 3º Sub-região, mas estou sem muitas esperanças para possíveis futuras nomeações.