E se Você Não Passar em Nenhum Concurso Público? Aprenda a Lidar com essa Incerteza

Você tem medo de não passar?

Você que estuda há algum tempo e faz tantos sacrifícios para conseguir uma vaga no serviço público, já deve ter se perguntado algumas vezes: e se eu não passar? Esses sentimentos de angústia e incerteza são normais e atingem a maior parte dos candidatos.

A preocupação é que todo o esforço não seja devidamente recompensado no futuro. Além do medo do próprio candidato de não ser aprovado, é comum que amigos e familiares façam questionamentos do tipo: “Você passa tanto tempo estudando, abre mão do lazer e da vida social, mas e se você não passar? Não vai se arrepender de ter perdido tanto tempo?  A vida é curta. Tem que aproveitar”.

Como você reage a esse medo?

Medo de não passar A questão é como você lida com esse tipo de pensamento. Você pode se abater, ficar inseguro e repensar se realmente vale a pena tanto sacrifício. Nesse caso, você realmente não vai passar e vai atender às expectativas de todos aqueles que torceram pelo seu insucesso.

Por outro lado, você pode vencer esse sentimento se acreditar que você só não vai passar se desistir.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

Só não passa quem desiste

Incerteza e angústia quanto ao futuro são sentimentos que fazem parte da rotina de qualquer concurseiro. É normal e inevitável ter esses tipos de pensamentos. Você não pode é acreditar neles.

Se você estuda com medo de não ser aprovado, a cada reprovação esses sentimentos irão se multiplicar, a pressão vai aumentar e a tendência é que você desista. E aí você realmente não vai passar, porque só não passa quem desiste.

Basta ter foco e não desistir

Foco Para superar o medo de não ser aprovado, bastar ter foco no processo e continuar na fila. Concentre-se apenas em continuar estudando e em permanecer na fila. Com o tempo, os candidatos mais bem preparados serão aprovados, e você avançará alguns lugares. Persista e sua vez chegará.

Pergunte a algum conhecido que já tenha sido aprovado em um concurso público. Aposto que ele também já teve medo de não passar. O que o fez ser aprovado é não ter desistido. Não tem mistério. É assim que funciona. Você só não vai passar se desistir. 

Quem estuda com planejamento, disciplina e foco vai colher os frutos. Já escrevi um artigo sobre isso. Clique aqui.

Pode demorar, mas você vai ser aprovado

Pode ser que o processo até a aprovação seja demorado. Cada pessoa tem seu próprio tempo para desenvolver uma metodologia de estudo eficiente, ganhar experiência e evoluir até ser aprovado.

Para passar é preciso ter bagagem, e isso leva tempo. Por isso, não compare seu tempo para a aprovação com o de outros candidatos e não acredite em história fantasiosas de alguém que estudou apenas 06 meses e foi aprovado. Esqueça do tempo, foque no processo e continue na fila.

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

A recompensa virá

Recompensa dos esutdos Depois da aprovação tudo fará sentido. Você vai perceber que os meses ou anos que passou estudando não são nada perto de uma vida inteira de estabilidade em um cargo público. As pessoas que te questionaram, perceberão como valeu a pena o seu esforço e sacrifício, e vão sentir vontade de estar no seu lugar.

Por isso, não deixe o medo da reprovação tirar sua vontade de ser aprovado. Apenas siga em frente e continue na fila.

Supere as dificuldades e complete a maratona!

 

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

*** Blog Quero Passar em Concursos – Todos os direitos reservados. Não se admite a publicação ou a reprodução deste artigo, total ou parcial, sem a autorização do autor, ainda que a fonte seja mencionada, sob pena de o infrator incorrer nas sanções criminais do artigo 184 do Código Penal e nas sanções civis da Lei 9.610/1998.

E se Você Não Passar em Nenhum Concurso Público? Aprenda a Lidar com essa Incerteza
5 (100%) 1 vote

Comente este artigo!