Nos últimos anos os concursos TRT, concursos TRE, concursos TRF e concursos TJ se tornaram muito atrativos e concorridos, já que oferecem excelente remuneração aliada a uma boa carreira e benefícios. Mas você sabe como passar em Concursos de Tribunais?
O fato é que, atualmente, para se tornar Técnico ou Analista Judiciário de um Tribunal Federal ou Estadual, você precisará superar uma alta concorrência e errar o mínimo possível na hora da prova.
E para alcançar o índice de acertos necessários você não pode estudar de qualquer jeito. Você precisa de estratégia e planejamento para passar em concursos de Tribunais.
Para te ajudar nisso, com base na minha experiência em concursos dessa área, elaborei este artigo com 6 dicas fundamentais para você passar em concursos TRT, concursos TRE, concursos TRF ou concursos TJ.
6 Dicas para Passar em Concursos de Tribunais
1 – Tenha foco e se torne um especialista em Concursos de Tribunais
Para ter chances de ser aprovado e nomeado em concursos de Tribunais você precisa acertar em média 90% das questões objetivas.
E você não vai conseguir esse índice se aventurando na área. Você precisa se tornar um especialista nesse tipo de concurso.
Não dá para estudar alguns meses para algum concurso TRT e depois da prova mudar de rumo porque saiu o edital do INSS, por exemplo.
Você precisa ter uma sequência para ganhar bagagem nessa área. Você até pode alternar entre concursos TRT, concursos TRE, concursos TRF ou concursos TJ, mas não saia da área de Tribunais.
Nesse meio não há mais espaço para amadores. Tenha foco e torne-se um especialista em concursos de Tribunais.
2 – Estude por materiais específicos para Concursos de Tribunais
É impressionante como tem gente que adora sair recolhendo apostilas, cursos em PDF e videoaulas de vários concursos diferentes para reunir tudo em um único material de estudo.
Mas para passar em concursos de Tribunais você precisa de um material de estudo específico para essa área. Esse material precisa ser mais objetivo, sem muita enrolação e com foco no edital do concurso que irá prestar.
Você até pode aproveitar materiais de outros concursos, mas desde que seja de algum Tribunal.
Mas o ideal é que você estude pelo material específico do concurso que irá prestar.
A vantagem é que esses materiais específicos contemplam todo o conteúdo programático do edital e estão devidamente atualizados.
Assim você não corre risco de deixar de estudar algum ponto importante ou de estudar alguma lei revogada.
Acredite: eu já cometi esse erro de estudar por materiais de concursos anteriores que estavam desatualizados e na hora da prova perdi uma questão justamente porque tinha saído uma alteração legislativa recente.
>>> Dica de material para Tribunais: Estratégia Concursos
3 – Não descuide das matérias de conhecimentos gerais e da prova discursiva
Quem estuda para Tribunais tem mania de achar que só as matérias jurídicas são importantes. E aí não dá a devida importância para disciplinas como Português, Informática e Racioncínio Lógico-Matemático.
Só que, atualmente, a concorrência só está aumentando e você não pode cometer esse tipo de erro. Cada ponto é fundamental.
Por isso, tenha especial atenção com as matérias jurídicas, mas jamais descuide das matérias básicas.
Além disso, tenha em mente que você não vai passar em concursos de Tribunais se não soube escrever. Por isso, trate a prova discursiva como qualquer outra matéria e treine!
Não deixe para fazer sua primeira Redação ou Estudo de Caso somente na hora da prova.
Também é importante que você leia atentamente o edital para conhecer as regras desse tipo de prova. Assim você não vai chegar no dia da prova com a caneta errada, não vai fazer marcação indevida na prova ou escrever além do espaço permitido.
Vale a Pena Conferir:
>>> Guia Prático para Passar em Concursos em 1 Ano <<<
4 – Não gaste muito tempo com teoria
Você não vai passar em concursos de Tribunais lendo aqueles livros gigantes com as mais variadas correntes doutrinárias sobre um determinado assunto.
Você precisa estudar por um material voltado para concursos público, que seja esquematizado, didático e objetivo.
Não estou dizendo para você não estudar doutrina. O que não pode é você perder tempo com teoria que não vai ser cobrada na sua prova.
Por isso, mais uma vez reforço a necessidade de você estudar por materiais específicos para Tribunais. É que esse tipo de material já vem com a dose de certa de doutrina que você precisa estudar.
Além dessa dose de doutrina, materiais específicos também trazem a legislação e exercícios comentados.
5 – Conheça a banca organizadora
Além de se especializar em concursos de Tribunais, você vai precisar conhecer a banca organizadora. Como as questões se repetem, você não pode errar aquilo que já foi cobrado.
Além disso, você precisa estar preparado para não cair nas pegadinhas da FCC, Cespe/Unb ou Consulplan.
E como você consegue isso? Fazendo exercícios! Baixe todas as provas anteriores de Tribunais da banca do concurso que irá prestar e resolva as questões.
Além disso, você pode utilizar sites com questões de concursos que permitem que você filtre somente questões de uma determinada banca organizadora.
Também existem os livros de revisão por meio de exercícios específicos de uma determinada banca:
Confira:
6 – Faça exercícios exaustivamente
Essa pra mim é a dica mais importante para você passar em concursos de Tribunais. É na resolução de questões que você realmente aprende e fixa o conteúdo.
Quando eu comecei a estudar para Tribunais perdia muito tempo fazendo cadernos de resumo para tentar fixar o conteúdo e ter um material de revisão.
Só que esse processo tornava o meu estudo lento, chato e desanimador. Era uma tortura ter que fazer aqueles resumos intermináveis.
E o pior de tudo é que raramente eu relia esses resumos para revisar. Era muita coisa e não dava tempo!
Então depois de muito tempo perdido eu descobri o que considero a forma mais prazerosa de estudar, revisar e fixar o conteúdo: fazer exercícios e mais exercícios, principalmente os comentados.
No começo a gente erra muito, mas com o tempo o desempenho vai melhorando e isso é muito motivador.
Mas não caia no erro de partir logo para os exercícios sem ter nenhuma base teórica. Antes disso, você precisa de ter o mínimo contato com a doutrina e legislação.
Depois disso, é só se debruçar sobre os exercícios e evoluir cada vez mais.
Para resolver questões você pode utilizar o seguintes meios:
- Sites de questões de concursos
- Baixar provas anteriores
- Livros com questões comentadas
Enfim, não descuide da doutrina nem da legislação, mas tenha em mente que a etapa mais importante para passar em concursos de Tribunais é resolver questões exaustivamente.
Forte abraço e bons estudos!
Guilherme Machado – Edtor do Blog QPC
Concursos de Tribunais Previstos para 2018
Agora que você já sabe o caminho para passar, veja os concursos de Tribunais previstos para 2018:
- + Concursos TRT Previstos para 2018
- + Concursos TRE Previstos para 2018
- + Concursos TRF Previstos para 2018
Leia também:
- + Situação Atualizada dos Concursos TRTs
- + Situação Atualizada dos Concursos TREs
- + Situação Atualizada dos Concursos TRFs
- + Situação Atualizada dos Concursos TJs
Receba Notícia sobre Concursos de Tribunais (É Grátis!)
[mc4wp_form id=”2554″]
Link permanente
Grandes dicas vai me ajudar muito. abraços.
Link permanente
Adorei as dicas.
Link permanente
Competente e generoso Guilherme quero deixar aqui minha profunda gratidão por tamanho empenho em nos manter informado sobre este fascinante universo dos concursos.E principalmente pelo desejo de nos ver sendo aprovados.Abraços apertados companheiro.Muito obrigado.
Link permanente
Olá Daniel!
Mensagens como a sua me motivam a trabalhar cada vez mais!
Fiquei muito feliz, de verdade.
Pode contar comigo para te ajudar no que for possível!
Forte abraço e um 2018 repleto de conquistas!
Link permanente
Cara…vi um aprovado dizer que o ideal é utilizar as melhores doutrinas do mercado (doutrinadores mais consagrados) para concursos de analista judiciário – área judiciária (AJAJ). Porém, no seu poste você diz outra coisa.Então, nesse caso, eu devo estudar o material mais adequado pra mim ou o o mais específico para concursos? Por que realmente…livros de doutrina pesada são cansativos mais para um primeiro contato são de grande valia. Comecei agora a estudar para TRT’s. Seria o caso de utilizar PDF’s (estratégia, cers, ponto) ou seria mais adequado utilizá-los no pós-edital? Obrigado.
Link permanente
Fala Tiago, beleza?
O fato é que cada um se adapta melhor com um tipo de material.
Tem quem goste de livros clássicos, outros gostam dos esquematizados e outros de PDFs.
Se a pessoa optar por doutrina clássica e for aprovada, ótimo! Esse foi o melhor material para ela.
Mas eu acredito que não é necessário estudar doutrinadores clássicos para concursos de analista de tribunais. Esses livros trazem muita teoria que não é cobrada em concurso e você leva muito tempo para ler todo o conteúdo.
Penso que PDFs são suficientes, mas se você também quiser utilizar livros para complementar a preparação, sugiro que utilize livros voltados para concursos. Gosto muito dos livros da Editora Juspodivm (http://www.editorajuspodivm.com.br/).
Esses livros trazem também entendimentos doutrinários, mas de forma didática e esquematizada. Eles vão direto ao que interessa!
Além disso, também trazem questões, o que é fundamental.
Forte abraço,
Guilherme Machado
Link permanente
Tudo tranquilo, Guilherme! Beleza!!!
Obrigado pela resposta.
Eu li o seu post (como você passou no TRF) (…) simplesmente sensacional!
O que me deixou bastante intrigado foi a sua utilização de PDF’s para AJAJ.
Fiquei pensando o seguinte: – Caramba, foi o suficiente pra ele fazer uma boa prova discursiva?! rs
Mas como você falou: tudo é saber o que é bom pra cada pessoa.
Vejo muita informação por aí e as pessoas se quer testam para saber
se funcionam pra elas.
Entro aqui direito, acompanho este site a um tempo e sigo estudando para TRT’s (foco em AJAJ). Ajuda demais este site! Sério, brother…muito bom mesmo!!!
Mas é isso aí…caso eu logre êxito (e se você permitir) gostaria de deixar meu depoimento aqui (não sei se existe um campo para depoimento de aprovados).Enfim.
Valeu…grande abraço!
OBS: A propósito … você também oferece coaching?!
Link permanente
Opa! E aí Tiago, beleza?
Peço desculpas pela demora em retornar. São muitos comentários e faço questão de responder a todos pessoalmente.
Cara, feliz demais de ler seu comentário. É muito bom quando fico sabendo que o meu trabalho aqui no blog está ajudando alguém de alguma forma.
Em relação ao PDF para prova discursiva, no meu concurso foi exigido um texto dissertativo de conhecimentos gerais. Felizmente não foram cobrados conhecimentos específicos.
Se hoje eu fosse uma prova de TRT com discursiva de conhecimentos específicos, além de estudar pelo PDF para a prova objetiva, também iria comprar um curso de discursiva para complementar a preparação.
O que eu acho é fundamental é que você pegue as provas discursivas de TRT que foram aplicadas recentemente e tente resolvê-las.
Assim você vai sentir como está o seu nível de conhecimento e se há necessidade de se aprofundar mais.
É testar o conhecimento pra ver se precisa de algo a mais.
Em relação à página de depoimentos de aprovados, ela ainda não existe. Mas ela vai ser criada para ter o SEU depoimento.
Quando você for aprovado, eu quero muito que você volte aqui pra contar sua trajetória. Já tem a minha torcida!
Quanto ao serviço de coaching, neste momento não ofereço.
Abração e valeu pela mensagem!
Guilherme Machado
Link permanente
vc acha q defensorias se incluem na categoria de TJ? pq os conteúdos são sempre bastante parecidos…
Link permanente
Olá Davi, tudo certo?
No caso dos concursos para cargos de nível médio e superior das defensorias, em que os conteúdo são bem parecidos, você pode aproveitar essas dicas sim!
Só no caso de concurso para Defensor Público é que se exige um aprofundamento maior no estudo.
Abração,
Guilherme Machado
Link permanente
O que acha da coleção direito administrativo descomplicado e direito constitucional descomplicado?
Link permanente
Olá Bruna, tudo bem com você?
São dois ótimos livros, mas voltados para concursos da área jurídica.
Dessa forma, não creio que sejam os mais indicados para a área de tribunais.
Procure algum livro mais voltado para essa área. Você vai encontrar bons livros na Editora Juspodivm.
Um abraço!
Guilherme Machado
Link permanente
Baixa provas a partir de que ano?
Link permanente
Olá Gilvan,
O ideal é que você faça provas recentes, preferencialmente que foram realizadas nos 3 anos anteriores.
Um abraço,
Guilherme Machado
Autor do Blog QPC
Link permanente
VC indica canal no YouTube para estudar para este concurso?
Link permanente
Olá Valdinere,
Você pode acompanhar os canais dos grandes cursos como Estratégia Concursos e Gran Cursos Online. Esses canais disponibilizam gratuitamente muito conteúdo de qualidade.
Outro canal interessante é o do Fernando Mesquista: https://www.youtube.com/channel/UCGdIcWh5Iam-WEqIqpEz0SQ
Ah, e não se esquece de se inscrever no canal aqui do blog QPC, combinado!? O endereço é: http://youtube.com/blogqpc
Um abraço!
Guilherme Machado
Link permanente
Olá! Gostaria de saber qual livro tu recomenda de questões para concurso focado em tribunais, pois estou em dúvida entre a coleção Revisaço da Ed. Juspodivm e do livro de questões da Ed. Foco. Desde Já obrigada!!
Está me ajudando as dicas!! Obrigada por compartilhar conteúdo.
Link permanente
Olá Michelle, tudo bem com você?
Eu já tive os dois.
Gostei mais do Revisaço da Juspodivm. Aliás, eu era muito fã desse livro e recomendo de olhos fechados!
E valeu pela mensagem! Fico feliz em saber que consegui te ajudar de alguma forma!
Um abraço,
Guilherme Machado
Link permanente
Obrigada pela matéria. Você acha que ano que vem haverá algum concurso trt ou tre? 2018 não teve nenhum tre.
Você acha que a emenda constitucional 95/16 afetará os concursos dos tribunais federais? Queria começar estudar agora para trt e tre mas mata gnt fala que não compensa mais.
Link permanente
Olá Mariana, tudo bem com você?
Acho sim que haverá concursos de TRT no ano que vem. Inclusive, hoje eu publiquei um artigo sobre isto: https://queropassaremconcursos.com.br/concursos-trt-2019/
Já quanto aos TREs, por enquanto o cenário ainda é bem incerto.
Em relação às pessoas que falam que não compensa mais estudar porque determinado concurso vai acabar, eu vou te falar com toda sinceridade: afaste-se delas!
Eu já estou há 10 anos nesse mundo de concursos públicos. Durante todo esse tempo, eu sempre ouvi notícias pessimistas, que não ia ter mais concurso ou se tivesse não iam chamar ninguém etc.
Os pessimistas de plantão sempre existiram e vão continuar a existir. Eles ficam mais tempo fazendo terrorismo nas redes sociais do que estudando. Por isso que não desistem e não são aprovados.
Então eu vou te dar um conselho e espero sinceramente que você siga: foca em estudar e ignore os pessimistas! Sempre vai ter alguém querendo te desanimar, te desmotivar e te fazer desistir. Esses são os que ficam pelo caminho e querem que você também desista.
Você quer ficar pelo caminho ou quer focar em estudar até ser aprovada ou nomeada? Se quer mesmo passar, o seu foco tem que ser em estudar.
Se a cada papo pessimista você desanimar ou até parar de estudar, você não vai conseguir sua aprovação.
Eu até acredito que para os próximos anos a tendência é que haja um número menor de nomeações ou até mesmo um número menor de editais, mas essa história de fim dos concursos é bobagem.
Um abraço,
Guilherme Machado
Link permanente
Muito obrigada pela sinceridade e injeção de motivação. Abraços. 🙂
Link permanente
Estamos aqui pra isso, Mariana!
Grande abraço!
Guilherme Machado
Link permanente
Ninguém fala da Central de Concursos. Não está no Ranking de nenhum site. Por que ?
Link permanente
Boa noite,
Vc oferece serviço de coaching ou indica algum.para estudo para os tribunais?
Att,
Daniela
Link permanente
Olá Daniela, tudo bem?
Não ofereço esse serviço.
Dá uma olhada nos coaches de grandes cursos como o Estratégia e Gran Cursos.
Só toma cuidado para não pagar muito caro por um serviço que não vai atender as suas expectativas.
Abraço e tamo junto!