Português para Concursos: 90% de Acertos [Com 6 Meses de Estudo!]

Você tem dificuldades em estudar e aprender Português para concursos?

Meu nome é Guilherme Machado, sou servidor público e autor aqui do blog QPC – Quero Passar em Concursos.

Se você ainda não me conhece, saiba que eu sempre fui o tipo do cara que todos achavam que nunca iria passar em um concurso público.

É que eu sempre fui mau aluno e não gostava de estudar. Na escola e na faculdade de Direito, eu colecionei reprovações e punições disciplinares.

Por isso, quando eu comecei a estudar para concursos públicos, tive muita dificuldade, principalmente para estudar e aprender a língua portuguesa.

Mesmo assim, depois de quebrar bastante a cabeça, eu finalmente aprendi a estudar Português para concursos da forma correta, que dá resultados.

Com isso, na minha época de concurseiro, eu conseguia alcançar uma média de acertos de 90% nas provas de Português.

E eu considero que esse índice de acertos foi um dos grandes diferenciais para a minha aprovação em um tribunal federal que paga salário inicial acima de R$ 10.000,00.

E neste artigo, eu vou mostrar para você, sem enrolação e sem esconder nada, os 3 passos (simples, práticos e eficientes) que você deve seguir acertar 90% das questões da prova de língua portuguesa, de qualquer concurso público, com apenas 6 meses de estudo.

Desde já, eu te adianto que o passo número 3 é um dos mais importantes!

Se você colocar em prática as dicas que eu vou passar neste artigo, você vai conseguir esse índice de acerto (ou mais), mesmo que:

  • Você odeie estudar Português para concursos;
  • Você tenha dificuldades com a língua portuguesa desde a época da escola;
  • Você já esteja de saco cheio só de ouvir falar em interpretação de texto, crase, concordância, regência, verbo, pronome e outras regras gramaticais.

E tem mais! No final do artigo, eu vou disponibilizar para você um planejamento chamado Projeto 90%, que tem duração de 6 meses, e que você poderá colocar em prática hoje mesmo.

Vamos lá, vamos começar!

Português para Concursos: Como Acertar 90% das Questões (3 Passos)

PASSO 1: ACABE COM O SEU BLOQUEIO!

português para concursos públicos

O primeiro passo é acabar com esse bloqueio de que estudar Português para concursos é chato e que você nunca vai conseguir aprender tantas regras.

Eu sei que na época da escola você provavelmente teve algum professor que não te ensinou essa matéria de uma forma didática e descomplicada.

E com isso, você acabou criando um bloqueio para estudar e aprender a língua portuguesa.

Mas para passar em concurso não tem outro caminho: ou você acaba com esse bloqueio de uma vez por todas e se apaixona por essa matéria, ou você nunca vai ter prazer em estudar e nunca vai alcançar o nível de conhecimento necessário para a aprovação em concurso público.

O fato é que a prova de língua portuguesa tem sido o grande diferencial nas provas de concurso e as bancas examinadoras estão exigindo cada vez mais conhecimento dos candidatos, tanto na parte de interpretação de texto quanto na parte de gramática.

Por isso, a partir de hoje, acabe esse bloqueio e declare todo o seu amor pela língua portuguesa, pois essa matéria pode te levar à aprovação no concurso dos seus sonhos.

Mas como acabar com esse bloqueio? Seguindo os dois passos seguintes que eu vou te mostrar.

PASSO 2: PROCURE A AJUDA DE UM BOM PROFESSOR DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS!

professor de português para concursos

Eu penso que no caso das matérias em que você tem mais dificuldades, é muito mais fácil você aprender com a ajuda de um bom professor, te explicando o conteúdo, cara a cara, mesmo que seja por meio de videoaulas.

E você lembra que no passo anterior eu disse que provavelmente algum professor de Português que você teve na escola pode ter feito você criar um bloqueio dessa matéria por não a ensinar com a didática adequada?

Mas a boa notícia é que existem excelentes professores especializados em concursos públicos que sabem ensinar gramática e interpretação de texto de forma simples, descomplicada e agradável.

Além disso, eles conhecem as bancas examinadoras, sabem o que mais cai em prova e como a matéria é cobrada.

Com isso, você acaba com essa visão de que estudar Português é chato e começa a se interessar por essa matéria. E aí o seu estudo será mais prazeroso e eficiente.

Com isso, você vai aprender mais, de uma forma mais rápida, e vai conseguir melhorar o seu rendimento nas provas de concurso público.

E você quer algumas sugestões de bons professores especializados em concursos e com uma ótima didática?

Confira aqui no blog QPC o Ranking dos Melhores professores Português para Concursos.

PASSO 3: RESOLVA QUESTÕES DE PORTUGUÊS EXAUSTIVAMENTE

questões de português para concursos

Eu penso que resolver questões é o passo mais importante e que faz a diferença no aprendizado da língua portuguesa.

Algumas pessoas acham que estudar Português para Concursos é simplesmente decorar todas as regras gramaticais.

Mas isso não é verdade. Você só vai conseguir aprender as normas da língua portuguesa resolvendo exaustivamente questões de Português de concursos anteriores.

Eu penso que aprender essa matéria passa muito por treinamento prático e repetição, por meio da resolução de questões.

Ao resolver questões você obtém inúmeros benefícios:

  • revisa e fixa a teoria estudada;
  • conhece as bancas examinadoras;
  • descobre o que mais cai em prova e como a teoria é cobrada;
  • fica livre das pegadinhas;
  • aprende a fazer provas;
  • avalia seu desempenho;
  • descobre em que você precisa melhorar.

É por isso que na minha época de concurseiro eu me transformei em uma máquina de resolver questões de Português de concursos anteriores.

Para superar a minha dificuldade e aprender a língua portuguesa de uma vez por todas, eu resolvi centenas (ou até milhares) de questões de provas anteriores, principalmente das mesmas bancas organizadoras dos concursos que eu iria prestar.

Mas onde conseguir questões de Português de concursos anteriores?

Esse é o menor dos problemas. Em sites como o PCI Concursos você encontra provas anteriores para baixar gratuitamente.

E para facilitar sua vida ainda mais, nos sites de questões de concursos você tem acesso a milhares de questões e você pode utilizar filtros para separá-las por matéria, assunto, banca organizadora, órgão, cargo etc.

Outra vantagem é que as questões são comentadas pelos professores ou por outros concurseiros, o que te permite acabar com as suas dúvidas na mesma hora.

Você pode conferir alguns desses sites no Ranking dos Melhores Sites de Questões de Concursos aqui do blog QPC.

Enfim, não tem desculpa! Atualmente você tem a sua disposição todas as ferramentas necessárias para resolver questões de língua portuguesa de concurso público. O que não pode faltar é a sua vontade para encará-las.

Se você colocar em prática a partir de agora esses 3 passos que eu mencionei no vídeo, eu tenho certeza de que você vai melhorar o seu rendimento na prova de língua portuguesa já no próximo concurso que você for prestar.

Mas calma que ainda não acabou! Fica comigo e leia este artigo até o final, pois a partir de agora você vai ter acesso ao Projeto 90%, que você poderá colocar em prática hoje mesmo.

Esse projeto, que tem duração de apenas 6 meses, vai te permitir acertar 90% (ou mais) das questões de Português de qualquer concurso público.

Projeto 90%: Como Funciona?

projeto 90% de acertos português para concursos

Você se lembra que no início do artigo eu disse que é possível acertar 90% da prova de Português com apenas 6 meses de estudo?

Sim! Acredite! Eu consegui isso seguindo um planejamento que eu chamo de Projeto 90%. E você vai conhecer cada etapa desse projeto a partir de agora.

Esse projeto tem duração mínima de 6 meses e será dividido em duas fases que obrigatoriamente devem ser seguidas nesta ordem:

Fase 1 – Curso de Português para Concursos – Duração: 3 meses

Durante 3 meses, você deve fazer um bom curso de Português para concursos,  com um professor especializado nessa área.

Mas não você não pode apenas assistir às aulas e achar que a matéria vai entrar na sua cabeça automaticamente.

Você precisa estudar o que você aprendeu com o professor. Com isso, você vai adquirir uma base teórica que será fundamental para a etapa seguinte.

Para construir essa base de conhecimento, procure intercalar o estudo da teoria com revisões periódicas e a resolução de questões.

Fase 2 – Máquina de resolver questões – Duração: 3 meses

Agora que você já tem uma base teórica, chegou a hora de revisar e fixar esse conhecimento por meio da resolução exaustiva de questões de concursos anteriores.

Você precisa se transformar em uma máquina de resolver questões de Português de concursos anteriores!

E não existe quantidade ideal. Resolva o máximo de questões que conseguir, principalmente da banca examinadora do concurso que irá prestar.

Nessa fase você vai conseguir:

  • fixar a teoria de forma definitiva;
  • aprender a fazer provas;
  • conhecer as bancas;
  • aprender a se livrar das pegadinhas;
  • descobrir o que mais cai em prova;
  • avaliar seu desempenho;
  • descobrir seus pontos fracos.

Com isso, você vai progredir até alcançar o nível de conhecimento necessário para acertar 90% das questões de qualquer concurso público.

Se você seguir a risca esse projeto, você vai perceber que a cada dia o seu índice de acerto vai melhorar.

E aí você vai se sentir cada vez mais confiante, seguro e motivado para resolver questões e fazer provas.

Mas cuidado: após a conclusão desse projeto, você não pode se empolgar com os seus resultados e achar que não precisa mais estudar Português para concursos.

Esse prazo de 6 meses é a duração mínima desse projeto.

Depois de cumprir as duas fases, você deve seguir com o estudo da língua portuguesa até conseguir a sua aprovação e nomeação.

Se não fizer isso, a cada dia perderá um pouco do conhecimento adquirido e vai correr o risco de ter que recomeçar do zero.

Então é isso!

Eu vou ficando por aqui, mas eu gostaria muito que você deixasse um comentário no final desta página me dizendo o que você achou deste artigo.

Se você ficou com alguma dúvida, também deixe um comentário que eu vou tentar te ajudar no que for possível.

VÍDEO – Português para Concursos: Como Acertar 90% das Questões com 6 Meses de Estudo

Quer assistir outros vídeos? Acesse e se inscreva no meu canal: Guilherme Machado – Blog QPC

Português para Concursos: 90% de Acertos [Com 6 Meses de Estudo!]
4.4 (87.5%) 8 votes

Comente este artigo!