Começando do zero: os 3 Passos Fundamentais para ser Aprovado em Qualquer Concurso Público

Cursos para Concurso TJ-MG 2017

O candidato de primeira viagem

Cursos para Concurso TRE RJ

Você está aqui porque finalmente tomou coragem e decidiu estudar para concursos públicos? 

Parabéns pela brilhante decisão que vai lhe garantir um futuro tranquilo, com a remuneração, estabilidade e qualidade de vida que só o serviço público pode lhe proporcionar. Saiba que está no lugar certo se quiser aprender a estudar de uma forma produtiva, eficiente, e focada em resultados. 

O candidato que se perdeu pelo caminho

Ou você já estuda para concursos públicos, mas está na dúvida se está seguindo a estratégia correta? Nesse caso, eu me proponho a te ajudar a encontrar o método e material de estudos corretos, para que você não perca mais tempo e dinheiro estudando de forma errada e com o material errado.

O mapa da mina para ser aprovado em qualquer concurso público

Antes de começar a maratona pela aprovação em concursos públicos, todo concurseiro deveria se dedicar a aprender a estudar. Todos os dias dezenas de editais são publicados, centenas de livros, apostilas e cursos são lançados. No meio dessa imensidão de opções, é que o a maioria dos candidatos se perde, gasta dinheiro e tempo desnecessários, ou simplesmente desiste.

Por falta de orientação, o concurseiro iniciante perde muito tempo aprendendo a estudar.

Durante esse processo, os resultados não aparecem e a ansiedade consome o candidato, que tende a se frustrar ou até mesmo abandonar a luta. 

0010067281R-849x565
Felizmente com você vai ser diferente.

Se você está lendo este artigo é porque se propôs a tentar algo diferente da multidão de candidatos que todos os dias são reprovados.Você será aprovado no concurso público que quiser porque tem um diferencial: está determinado a aprender a estudar de forma eficiente, produtiva e focada em resultados.

Os candidatos normais terão resultados normais. E o normal em concursos públicos, meu amigo, é ser reprovado. Você quer estar entre os 1% dos inscritos que serão aprovados. E acredite, isso é possível para qualquer pessoa. Basta seguir o caminho correto.

Os 3 primeiros passos para aprender a estudar ser aprovado em qualquer concurso público

Espero que continue a leitura, pois a partir de agora vou te ensinar os 3 passos fundamentais que todo concurseiro de sucesso já conhece: Planejamento, Disciplina e Foco. Você pode escolher o cargo que desejar, mas eu te garanto que o caminho para aprovação em qualquer concurso público passará por esses 3 primeiros passos.

Passo nº 1: Planejamento

Como se planejar para ser aprovado em concursos públicos

A etapa do planejamento é fundamental. É aqui que você deverá necessariamente definir o seguinte:

Qual concurso público você vai prestar?

Pergunte a um candidato “cru” para qual concurso ele vai estudar. A maioria absoluta vai te responder: para todos. Atire para todos os lados e a bala vai atingir você.  O resultado não será a morte, mas algo tão sombrio quanto: o fracasso.

Não é necessário escolher um concurso específico, mas é imprescindível que você defina uma área.

Para exemplificar, você não precisa definir que vai estudar para o concurso para Analista Judiciário do TRT de Minas Gerais, e sim que vai estudar para a área de Analista de Tribunais. Assim, como os concursos de Tribunais têm matérias bastantes semelhantes, estará apto a se inscrever no concurso para  Analista Judiciário de qualquer Tribunal do país. Outros exemplos de áreas são: Área fiscal, policial, Magistratura, Ministério Público, Advocacia pública etc…

Qual material de estudo você vai utilizar?

Estudos-para-Concurso-01

O mercado de material de estudo para concursos públicos é uma mina de dinheiro. Todos os dias são lançados milhares de livros, apostilas, videoaulas, cursos preparatórios etc.. E se você não utilizar o material adequado, vai perder  muito tempo e dinheiro estudando com material errado. Tamanha a importância da escolha do material correto, é que eu vou escrever um artigo específico sobre isso e vou mandar para você gratuitamente.

Cadastre-se em nossa lista que eu mando pra você. Não vai custar nada e eu vou te ajudar a economizar. Eu não quero que você perca dinheiro comprando material ruim. 

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

 Vai fazer curso preparatório?

Essa é uma dúvida que todo concurseiro tem. Será que pra passar tem que fazer cursinho? Eu recomendo que você faça somente se não tiver conhecimento prévio na área escolhida. Nesse caso, o cursinho será importante para que você forme uma base de conhecimento e depois ande com as próprias pernas. Experimente se graduar em algum curso de área da saúde, por exemplo, e começar a estudar Direito sozinho. Eu canso de ver gente que faz isso e perde muito tempo tentando entender o básico. Por outro lado, se você já tem um conhecimento razoável na área, acredito que, com a escolha de um bom material, o cursinho não será indispensável para a sua aprovação.

Você precisa fazer um plano de estudos

É preciso que você liste todas as matérias que irá estudar e monte um plano diário de estudos, conforme o peso e grau de conhecimento das mesmas. Estude mais o que sabe menos e estude mais o que vale mais, mas sem descartar qualquer matéria. Qualquer pontinho perdido por menosprezar uma determinada matéria pode ser o diferencial entre ser aprovado ou não.

O plano deve ser bem definido, com um quadro de horários que envolva todas as atividades do dia, sendo que o horário do estudo será sagrado. Clique aqui e baixe gratuitamente nossas planilhas para organizar sua rotina de estudos de uma vez por todas!

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

Passo nº 2: Disciplina

Cumpra seu quadro de horários e sua rotina de estudos será tranquila. Descumpra o planejado e sua rotina será de ansiedade, consciência pesada, sentimento de culpa e stress. Lembre-se bem desta frase: se você abrir uma exceção, ela pode virar uma regra.

Concurseiro é um ser que só pode ser compreendido por outro concurseiro. O que mais você vai ouvir de todos os parentes e amigos que não são do ramo é que “só um dia não vai fazer falta”. Ignore-os, pois vai fazer sim. Um dia a menos de estudo é um dia mais distante da aprovação. Um dia isolado pode não ser muito, mas experimente contabilizar quantos dias sem estudar terá no final de um ano. E você vai conseguir aproveitar uma atividade de lazer se estiver com a consciência pesada pelo dia de estudo perdido. Não há nada melhor do que desfrutar e relaxar com aquilo que gosta depois de cumprida a obrigação do dia.

Estudar em dias e horários normais todo mundo consegue. O cara que passa estuda nos dias e horários em que todo mundo está dormindo ou se divertindo.

Passo nº 3: Foco

stockvault-bridge-in-martinique114729

Se você já definiu sua área, e tem certeza de que é esse cargo que você quer, mire-se nele e ignore todos os outros concursos, conselhos, indicações e qualquer tentativa de te desviar do seu foco.

Siga o seu caminho olhando apenas para o objetivo lá na frente. Esqueça do que ficou para trás e não se deixe intimidar com as turbulências ao seu redor. É assim que você deve agir.

Todos os dias dezenas de concursos serão abertos você vai ouvir várias conselhos do tipo:  “Aproveita que você já está estudando e faz esse concurso também. Vai que você passa.” “Por que você não estuda pro concurso tal? É bem mais fácil.” “Passar em concurso hoje é impossível. Conheço fulano que que estuda há anos e ainda não passou.” “Você faz tantos sacrifícios no convívio com a família e amigos, e depois se não passar?” Ou então vai encontrar pessoas que acham que você é à toa e não faz nada da vida porque só se dedica aos estudos para concursos públicos. Pois são as mesmas que irão te invejar quando for aprovado.

Você vai tomar posse, melhorar de vida e essas pessoas continuarão no mesmo lugar falando as mesmas bobagens. Simplesmente ignore-as e corra atrás do seu objetivo. Eu tenho certeza de que irá alcançá-lo e de que no final tudo fará sentido e terá valido a pena.

Bom, já me alonguei nessa primeira conversa. Encerro aqui o primeiro artigo deste blog que só tem uma proposta: te ajudar a aprender a estudar de forma correta e a ser aprovado em qualquer concurso público. Espero que continue conosco, pois vem muita coisa boa por aí!

É hora de dar os seus primeiros passos! Planejamento, disciplina e foco!

 Receba Dicas Exclusivas (É Grátis!): 

Começando do zero: os 3 Passos Fundamentais para ser Aprovado em Qualquer Concurso Público
5 (100%) 2 votes

9 Comentários


  1. me identifico muito com essa parte de quando descumprimos um horário de estudo ficamos estressados ,pois isso acontece comigo não consigo ter disciplina.

    Responder

    1. Olá Paulo,

      Saiba que tomou uma importante decisão que pode mudar sua vida.

      Boa sorte nessa caminhada e conte conosco!

      Abraço,

      Guilherme Machado
      Editor do Blog QPC

      Responder

  2. Dicas inspiradoras. Gostei muito e pretendo colocar em prática. #RumoàAprovação

    Responder

    1. Olá Vanessa,

      Fico feliz que tenha gostado e já estou torcendo pela sua aprovação!

      Abraço!

      Guilherme Machado

      Responder

Comente este artigo!