Meses após autorizar um novo certame, a Advocacia Geral da União (AGU) definiu a banca organizadora do Concurso AGU 2018.
O Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial) será o responsável pela seleção. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 4 de setembro.
Veja abaixo a publicação:
Previsão de publicação do edital
O Concurso AGU 2018 foi oficialmente autorizado em junho de 2018. A Portaria nº 157, de 13 de junho de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 14 de junho.
Contando a partir da data da publicação da portaria normativa, o órgão tem até seis meses para publicação do edital. O prazo vence em 14 de dezembro deste ano.
Veja abaixo o documento publicado no DOU:
Concurso AGU 2018: Cargos Previstos
A mesma Portaria nº 157 informou que serão ofertadas 100 vagas para nível superior, nos seguintes cargos/especialidades:
- Administrador – 48 vagas
- Analista Técnico Administrativo – 10 vagas
- Arquivista – 2 vagas
- Bibliotecário – 1 vaga
- Contador – 32 vagas
- Técnico em Assuntos Educacionais – 1 vaga
- Técnico em Comunicação Social – 5 vagas
Atualmente, a remuneração inicial (composta de vencimento básico e gratificação) dos servidores da AGU é de R$ 6,2 mil (nível superior) e R$ 4,1 mil (nível médio). A jornada de trabalho no órgão é de 20 ou 40 horas semanais, dependendo do cargo.
As Expectativas da AGU
Além de realizar um novo concurso público, a AGU tem a expectativa de criar um Plano Especial de Cargos (PEC), buscando reestruturar o seu quadro de pessoal.
Com esse objetivo, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 6.788/17, que prevê a criação das carreiras de analista técnico de apoio à atividade jurídica e técnico de apoio à atividade jurídica, bem como os cargos de nível superior, intermediário e auxiliar que integram o quadro de pessoal do órgão.
A proposta, que já teve várias emendas, já foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Agora deverá passar pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada em definitivo.
Último Concurso AGU
O último concurso da AGU foi realizado em 2014. Na ocasião, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) também foi a banca organizadora.
Foram abertas 60 vagas para níveis médio e superior, nos seguintes cargos:
- Analista de Sistemas – 10 vagas
- Analista Técnico Administrativo – 34 vagas
- Bibliotecário – 3 vagas
- Técnico em Comunicação Social – 3 vagas
- Técnico em Contabilidade – 10 vagas
As provas objetivas para todos os cargos foram compostas por 80 questões de múltipla escolha. Cada uma era formada por cinco alternativas (a,b,c,d,e) e uma única resposta correta.
A divisão foi a seguinte:
As provas foram aplicadas somente em Brasília (DF), em dois turnos.
Curso Online para o Concurso AGU 2018 (Campeão de Aprovações)
Quem me acompanha sabe que recomendo o Estratégia Concursos. O motivo: sou ex-aluno e conquistei três aprovações e nomeações em concursos de tribunais.
Com base nestes resultados, me sinto seguro para indicar um curso preparatório que realmente funciona. Então vá por mim e invista seu tempo e dinheiro nos cursos e materiais do Estratégia para o Concurso AGU 2018.
Confira as opções disponíveis:
Último Edital
Para saber mais detalhes sobre o último concurso, acesse o edital-2014.
O que Faz a Advocacia Geral da União
Você sabe como é o trabalho na AGU? Neste vídeo institucional, publicado no canal AGU Brasil no Youtube, você vai saber, de forma simplificada, como o órgão atua na Justiça brasileira. Assista!
Leia Também:
- Como Conciliar Trabalho e Estudo para Concurso
- Concursos 2019 x LDO Sancionada (Reviravolta)
- Português para Concurso: Ranking dos Melhores Professores do Brasil
[kkstarratings]
Link permanente
Guilherme, você tem alguma informação a respeito da lotação dessas vagas? Será que haverá vagas pra Goiânia? Há alguma forma de saber antes ou só com o edital mesmo?
Link permanente
Olá Lua, tudo bem?
Infelizmente só dá pra ter certeza sobre a lotação das vagas depois que o edital for publicado.
Um abraço!
Guilherme Machado