Concurso AGU 2018: Banca Organizadora Definida!

Meses após autorizar um novo certame, a Advocacia Geral da União (AGU) definiu a banca organizadora do Concurso AGU 2018.

O Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial) será o responsável pela seleção. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 4 de setembro. 

Veja abaixo a publicação: 

Concurso-AGU-2018

Previsão de publicação do edital

O Concurso AGU 2018 foi oficialmente autorizado em junho de 2018. A Portaria nº 157, de 13 de junho de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 14 de junho.

Contando a partir da data da publicação da portaria normativa, o órgão tem até seis meses para publicação do edital. O prazo vence em 14 de dezembro deste ano.

Veja abaixo o documento publicado no DOU:

Concurso-AGU-2018

Concurso AGU 2018: Cargos Previstos 

A mesma Portaria nº 157 informou que serão ofertadas 100 vagas para provimento imediato, além de formação de cadastro de reserva.

As oportunidades serão para nível superior, nos seguintes cargos/especialidades:

  • Administrador – 48 vagas 
  • Analista Técnico Administrativo – 10 vagas 
  • Arquivista – 2 vagas 
  • Bibliotecário – 1 vaga 
  • Contador – 32 vagas 
  • Técnico em Assuntos Educacionais – 1 vaga 
  •  Técnico em Comunicação Social – 5 vagas 

Atualmente, a remuneração inicial (composta de vencimento básico e gratificação) dos servidores da AGU é de R$ 6,2 mil (nível superior) e R$ 4,1 mil (nível médio). A jornada de trabalho no órgão é de 20 ou 40 horas semanais, dependendo do cargo. 

As Expectativas da AGU

Além de realizar um novo concurso público, a AGU tem a expectativa de criar um Plano Especial de Cargos (PEC), buscando reestruturar o seu quadro de pessoal.

Com esse objetivo, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 6.788/17, que prevê a criação das carreiras de analista técnico de apoio à atividade jurídica e técnico de apoio à atividade jurídica, bem como os cargos de nível superior, intermediário e auxiliar que integram o quadro de pessoal do órgão.

A proposta, que já teve várias emendas, já foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Agora deverá passar pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada em definitivo.  

Último Concurso AGU 

O último concurso da AGU foi realizado em 2014. Na ocasião, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) também foi a banca organizadora.

Foram abertas 60 vagas para níveis médio e superior, nos seguintes cargos:

  • Analista de Sistemas – 10 vagas 
  • Analista Técnico Administrativo – 34 vagas
  • Bibliotecário – 3 vagas 
  • Técnico em Comunicação Social – 3 vagas
  • Técnico em Contabilidade – 10 vagas 

As provas objetivas para todos os cargos foram compostas por 80 questões de múltipla escolha. Cada uma era formada por cinco alternativas (a,b,c,d,e) e uma única resposta correta.

A divisão foi a seguinte:

Concurso AGU 2017

 As provas foram aplicadas somente em Brasília (DF), em dois turnos.

Curso Online para o Concurso AGU 2018 (Campeão de Aprovações)

Quem me acompanha sabe que recomendo o Estratégia Concursos. O motivo: sou ex-aluno e conquistei três aprovações e nomeações em concursos de tribunais. 

Com base nestes resultados, me sinto seguro para indicar um curso preparatório que realmente funciona. Então vá por mim e invista seu tempo e dinheiro nos cursos e materiais do Estratégia para o Concurso AGU 2018. 

Confira as opções disponíveis:

 Curso Online em PDF + Vídeo Aulas – 100% Atualizados e Focados no Edital + Teoria + Questões Comentadas – Satisfação Garantida ou Seu Dinheiro de Volta

Último Edital

Para saber mais detalhes sobre o último concurso, acesse o edital-2014.

O que Faz a Advocacia Geral da União

Você sabe como é o trabalho na AGU? Neste vídeo institucional, publicado no canal AGU Brasil no Youtube, você vai saber, de forma simplificada, como o órgão atua na Justiça brasileira. Assista! 

Leia Também: 

Concurso AGU 2018: Banca Organizadora Definida!
5 (100%) 3 votes

Comente este artigo!