O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais divulgou o projeto básico do Concurso TCE MG 2018.
O certame, que é organizado pelo Cebraspe, destina-se ao provimento de 39 vagas no cargo de analista de controle externo.
Concurso TCE MG 2018: Cargos e Vagas
De acordo com o projeto básico, as vagas para o cargo de analista de controle externo (nível superior) serão distribuídas da seguinte maneira:
Para todos os cargos/especialidades, a remuneração inicial é de R$ 7.165,87.
Provas
Para todos os candidatos serão aplicadas provas objetivas de múltipla escolha. Serão 100 questões, com cinco opções de resposta para cada.
Os candidatos também realizarão uma prova discursiva, composta por duas questões. Uma será sobre um tema específico de cada área/especialidade e a outra relativa à controle externo.
Em relação ao conteúdo programático, consta no projeto básico o seguinte:
Administração:
Ciências Contábeis:
Ciências Atuariais:
Ciências da Computação:
Ciências Econômicas:
Direito:
Engenharia:
Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos mais bem habilitados e classificados nas provas objetivas, conforme os limites de classificação abaixo:
Vale acrescentar que todas as etapas do Concurso TCE MG 2018 serão realizadas apenas em Belo Horizonte, onde está situada a sede do órgão.
Estimativa de Cronograma
O Cebraspe terá cinco dias úteis para enviar ao TCE MG a proposta de cronograma para execução do certame.
Como o projeto básico foi assinado no dia 4 de maio, a previsão é de que o órgão defina os prazos hoje com a banca organizadora.
Justificativa de contratação
No documento, o TCE MG afirmou que há grande defasagem entre o quadro de previsão de cargos de analista de controle externo e o quantitativo de cargos preenchidos atualmente. O órgão também disse que a situação tende a se agravar em curto prazo devido ao alto índice de aposentadorias.
De acordo com as informações divulgadas, atualmente o Tribunal possui 807 cargos de analista de controle externo, sendo que 563 deles estão providos.
Porém, 218 servidores já iniciaram o processo de aposentadoria e, até dezembro de 2019, outros 73 analistas implementarão os requisitos para aposentar. Veja mais detalhes no quadro a seguir:
No projeto básico o TCE MG também enfatizou que o longo período sem realização de concursos também contribuiu para o déficit no quadro de pessoal. O último certame foi realizado em 2007.
Curso Online para o Concurso TCE MG 2018 (Campeão de Aprovações)
Agora que os preparativos para o certame avançaram, você também precisa avançar com os estudos. Para aumentar as suas chances de aprovação, recomendo que invista em um curso preparatório de alto nível.
Aí você quer saber: em qual curso devo investir? Bom, essa pergunta é recorrente entre os concurseiros, já que existem muitas opções no mercado hoje.
Pessoalmente eu indico o Estratégia Concursos, porque sou ex-aluno e conheço a qualidade do material e dos professores. Neste artigo aqui eu conto detalhadamente como foi a minha experiência com o Estratégia e quais foram os resultados alcançados.
E aqui embaixo deixo o link para você acessar a relação de cursos disponíveis para o Concurso TCE MG 2018:
Leia também:
- Como Estudar para Concurso – O Guia Definitivo [Passo a Passo]
- Ranking dos Melhores Cursos Online para Concursos 2018
- Cebraspe: conheça o perfil da banca
[kkstarratings]
Link permanente
Olá , existe possibilidade de outras áreas de formação serem contempladas no edital?
Link permanente
Olá Sara, tudo bem?
A tendência é que sejam contempladas apenas as áreas previstas no projeto básico, mas certeza mesmo só com a publicação do edital.
Um abraço,
Guilherme Machado
Link permanente
Olá! É normal a demora para publicação do Edital após o projeto básico?