Concurso TCE MG 2018: Divulgado o Projeto Básico!

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais divulgou o projeto básico do Concurso TCE MG 2018. 

O certame, que é organizado pelo Cebraspe, destina-se ao provimento de 39 vagas no cargo de analista de controle externo. 

Concurso TCE MG 2018: Cargos e Vagas 

De acordo com o projeto básico, as vagas para o cargo de analista de controle externo (nível superior) serão distribuídas da seguinte maneira:

Para todos os cargos/especialidades, a remuneração inicial é de R$ 7.165,87. 

Provas

Para todos os candidatos serão aplicadas provas objetivas de múltipla escolha. Serão 100 questões, com cinco opções de resposta para cada. 

Os candidatos também realizarão uma prova discursiva, composta por duas questões. Uma será sobre um tema específico de cada área/especialidade e a outra relativa à controle externo. 

Em relação ao conteúdo programático, consta no projeto básico o seguinte:

Administração: 

concurso tce-mg-2018

Ciências Contábeis: 

concurso-tce-mg-2018

Ciências Atuariais:   

concurso-tce-mg-2018

Ciências da Computação: 

concurso-tce-mg-2018

Ciências Econômicas: 

concurso-tce-mg-2018

Direito: 

concurso-tce-mg-2018

Engenharia:

concurso-tce-mg-2018

Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos mais bem habilitados e classificados nas provas objetivas, conforme os limites de classificação abaixo:

concurso-tce-mg-2018

concurso-tce-mg-2018

Vale acrescentar que todas as etapas do Concurso TCE MG 2018 serão realizadas apenas em Belo Horizonte, onde está situada a sede do órgão. 

Estimativa de Cronograma

O Cebraspe terá cinco dias úteis para enviar ao TCE MG a proposta de cronograma para execução do certame. 

Como o projeto básico foi assinado no dia 4 de maio, a previsão é de que o órgão defina os prazos hoje com a banca organizadora. 

Justificativa de contratação 

No documento, o TCE MG afirmou que há grande defasagem entre o quadro de previsão de cargos de analista de controle externo e o quantitativo de cargos preenchidos atualmente. O órgão também disse que a situação tende a se agravar em curto prazo devido ao alto índice de aposentadorias. 

De acordo com as informações divulgadas, atualmente o Tribunal possui 807 cargos de analista de controle externo, sendo que 563 deles estão providos.

Porém, 218 servidores já iniciaram o processo de aposentadoria e, até dezembro de 2019, outros 73 analistas implementarão os requisitos para aposentar. Veja mais detalhes no quadro a seguir:

concurso-tce-mg-2018

No projeto básico o TCE MG também enfatizou que o longo período sem realização de concursos também contribuiu para o déficit no quadro de pessoal. O último certame foi realizado em 2007.  

Curso Online para o Concurso TCE MG 2018 (Campeão de Aprovações) 

Agora que os preparativos para o certame avançaram, você também precisa avançar com os estudos. Para aumentar as suas chances de aprovação, recomendo que invista em um curso preparatório de alto nível.

Aí você quer saber: em qual curso devo investir? Bom, essa pergunta é recorrente entre os concurseiros, já que existem muitas opções no mercado hoje.

Pessoalmente eu indico o Estratégia Concursos, porque sou ex-aluno e conheço a qualidade do material e dos professores. Neste artigo aqui eu conto detalhadamente como foi a minha experiência com o Estratégia e quais foram os resultados alcançados. 

E aqui embaixo deixo o link para você acessar a relação de cursos disponíveis para o Concurso TCE MG 2018:

Curso Online em PDF + Vídeo Aulas – 100% Atualizados e Focados no Edital – Teoria + Questões Comentadas – Satisfação Garantida ou seu Dinheiro de Volta

Leia também: 

 

Concurso TCE MG 2018: Divulgado o Projeto Básico!
5 (100%) 1 vote

3 Comentários


  1. Olá , existe possibilidade de outras áreas de formação serem contempladas no edital?

    Responder

    1. Olá Sara, tudo bem?

      A tendência é que sejam contempladas apenas as áreas previstas no projeto básico, mas certeza mesmo só com a publicação do edital.

      Um abraço,

      Guilherme Machado

      Responder

  2. Olá! É normal a demora para publicação do Edital após o projeto básico?

    Responder

Comente este artigo!