Concurso DPE RJ: Edital Publicado para Níveis Médio e Superior!

Nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro publicou o edital do Concurso DPE RJ no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. 

O certame, que é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), destina-se ao provimento de vagas e à formação de cadastro de reserva nos cargos de Técnico Superior Especializado (nível superior), Técnico Superior Jurídico (nível superior) e Técnico Médio de Defensoria Pública (nível médio). 

Concurso DPE RJ: Cargos e Vagas

De acordo com o edital do Concurso DPE RJ, foram abertas 27 vagas imediatas + cadastro de reserva. Confira todos os detalhes no quadro a seguir: 

Veja também o quantitativo de vagas por região: 

vagas-regiao-concurso-dpe-rj

Inscrições 

As inscrições para o Concurso DPE RJ deverão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Fundação Getúlio Vargas.

O prazo para se inscrever começa às 14h do dia 10 de janeiro de 2019 e termina às 16h do dia 6 de março de 2019 (horário oficial de Brasília). 

A taxa de inscrição é de R$ 85 para os cargos de Técnico Superior Jurídico e Técnico Superior Especializado. Já para o cargo de Técnico Médio de Defensoria Pública a taxa é de R$ 65

Provas 

O Concurso DPE RJ será composto por uma única etapa: prova objetiva de múltipla escolha, com cinco alternativas para cada questão (A,B,C,D,E). 

O número de questões vai variar de acordo com o cargo. Assim:

  • Técnico Médio de Defensoria Pública: 70 questões
  • Técnico Superior Especializado: 80 questões
  • Técnico Superior Jurídico: 90 questões 

Veja a seguir a divisão de questões por disciplina:

quadro-provas-concurso-dpe-rj

Data/Local das Provas 

A previsão é de que as provas do Concurso DPE RJ sejam aplicadas no dia 14 de abril de 2019 para todos os cargos/especialidades. Os horários previstos são: 

  • 8h às 12h: Técnico Médio de Defensoria Pública
  • 14h30 às 19h: Técnico Superior Especializado e Técnico Superior Jurídico

Os candidatos poderão realizar as provas em um dos municípios a seguir: 

  • Rio de Janeiro
  • Niterói
  • Duque de Caxias
  • Cabo Frio
  • Volta Redonda
  • Nova Friburgo
  • Petrópolis
  • Itaperuna
  • Macaé
  • Angra dos Reis
  • Valença 

Importante: o candidato deverá escolher o município de realização da prova no momento da inscrição no Concurso DPE RJ. 

Curso Online Para o Concurso DPE RJ (Campeão de Aprovações)

O Estratégia Concursos é o líder do mercado há alguns anos e é também a minha primeira indicação de curso online para concursos.

Neste artigo eu pontuei os pontos positivos e negativos do Estratégia, na minha opinião de ex-aluno. Essas informações serão úteis para você que não quer perder tempo e dinheiro na sua preparação para concursos. Recomendo fortemente que você tire alguns minutinhos para ler a minha avaliação. 

Já no link abaixo você consegue consultar quais as opções de cursos oferecidos pelo Estratégia para o Concurso DPE RJ. Para fazer essa consulta, é só clicar no link: 

Curso Online em PDF + Vídeo Aulas – 100% Atualizados e Focados no Edital – Teoria + Questões Comentadas – Satisfação Garantida ou seu Dinheiro de Volta

Edital Concurso DPE RJ 

→ Baixe o documento na íntegra: Edital_DPE_RJ_-_18.12.2018

O Que Faz a Defensoria Pública 

O órgão tem a função de oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica aos cidadãos que não possuem condições financeiras de pagar as despesas destes serviços. Além disto, a Defensoria Pública promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável.

A assistência jurídica gratuita aos vulneráveis é um direito e garantia fundamental de cidadania previsto no artigo 5º, LXXIV da Constituição da República. A gratuidade de justiça abrange honorários advocatícios, periciais, e custas judiciais ou extrajudiciais.

[Informações retiradas do site oficial da DPE RJ]

Leia Também: 

Concurso DPE RJ: Edital Publicado para Níveis Médio e Superior!
5 (100%) 1 vote[s]

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *